Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Meio ambiente

De olho no seu lixo: Como podemos ajudar o planeta?

Siga nossas dicas e ajude a diminuir a quantidade de lixo na Terra

Letícia Yazbek Publicado em 05/04/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a reciclar e reutilizar os materiais - Pixabay
Aprenda a reciclar e reutilizar os materiais - Pixabay

Quanto mais consumimos, mais lixo geramos. Por isso, compre apenas os produtos de que realmente precisa e que durem mais. Antes de adquirir um objeto ou brinquedo, pense bem! Você pode se esquecer facilmente deles e acumular cada vez mais produtos que vão acabar sendo descartados. Fique esperto também com os alimentos: grande parte do que não comemos estraga e vai parar no lixo!

Menos embalagens

Fique de olho nas embalagens dos produtos que você e sua família compram. Quando menores, menos lixo elas vão gerar. As embalagens feitas com materiais recicláveis são mais vantajosas – papel laminados ou plastificados e alguns tipos de plástico não podem ser reciclados. Além disso, quando comemos fora de casa, usamos embalagens, papéis e plásticos que viram lixo. Comendo em casa, você desperdiça menos embalagens.

Tudo é reutilizável

Muita coisa do que vai para o lixo pode ser reaproveitada. Suas roupas, brinquedos e livros em bom estado podem ser trocadas com os amigos ou doadas para quem precisa. Você também pode criar seus próprios objetos em vez de comprá-los. Se estiver precisando de um porta-canetas, por exemplo, que tal produzir um modelo exclusivo com materiais que iam para o lixo, como garrafas ou embalagens vazias?

Recicle

A maioria das embalagens é feita de materiais recicláveis. Separe papeis, vidros e plásticos e limpe-os bem antes de mandá-los para a reciclagem. Além disso, sabia que o vidro pode ser reciclado quantas vezes for necessário? Mas, se for jogado fora, polui o ambiente por centenas de anos!