Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Esportes

Corre, pula, arremessa: Saiba mais sobre as modalidades do atletismo

Ele surgiu junto com os primeiros Jogos Olímpicos e é uma das formas mais antigas de esporte organizado

Christiane Oliveira Publicado em 14/05/2021, às 18h42 - Atualizado às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atletas durante uma disputa da modalidade corrida com obstáculos - Pixabay
Atletas durante uma disputa da modalidade corrida com obstáculos - Pixabay

O atletismo surgiu nas primeiras Olimpíadas, realizadas na Grécia antiga, em 776 antes de Cristo. A única prova da competição foi uma corrida de cerca de 200 metros e o vencedor foi Coroebus — ele representava a cidade de Élis. Nas edições modernas, surgiram provas de corrida e de arremesso de peso.

É do Brasil!

O atletismo é o esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas e em jogos Pan- Americanos: 60 de ouro, 50 de prata e 66 de bronze. Ele chegou ao Brasil no final do século 19 e só em 1924 tivemos uma equipe olímpica.

Para crianças

Quer praticar atletismo? Na infância, é permitido fazer corridas de até 300 metros de distância, salto em distância e arremesso de peso (com uma bola mais leve, parecida com a de beisebol). Converse com seus pais e procure uma escola especializada.

O atletismo é formado pelas seguintes modalidades:

Corrida

100 a 400 metros são as corridas rasas. O atleta só pode correr em uma raia — se invadir a do adversário, é eliminado! A de 100 metros é a mais prestigiada. 800 a 1.500 metros são as corridas de fundo, em que os atletas podem se misturar nas raias.

Com barreiras nas de 100 e 110 metros, os obstáculos têm alturas diferentes — 1,06 metro para homens e 0,84 metro para mulheres. Nas de 400 para cima, as barreiras masculinas têm 0,91 metro e as femininas 0,76 metro.

Na marcha atlética os atletas fazem uma caminhada rápida. As pernas têm que ficar esticadas (sem dobrar os joelhos) e os dois pés não podem sair do chão juntos. Mulheres correm 20 quilômetros e homens entre 20 e 50 quilômetros.

O revezamento é composto de quatro atletas que passam o bastão um ao outro. O bastão só pode ser transferido numa determinada área. Se ele cair, a equipe é eliminada.

Salto

Altura é preciso pular barreiras de costas em três tentativas — não pode falhar em todas. Altura com vara o atleta usa uma vara entre 2,80 e 3,40 metros de comprimento. São três tentativas, com eliminação se falhar em todas. Os melhores saltam mais três vezes para decidir quem vence.

Distância o objetivo é correr e saltar numa área de areia. Quem pular mais longe é o campeão! Triplo após três saltos, o atleta cai numa caixa de areia — vence quem for mais longe.

Arremesso e lançamento

Se o atleta sair da pista ou se o objeto lançado sair da zona autorizada, o arremesso não é válido. Ganha quem lançar o objeto o mais longe possível! Peso 4 quilos para mulheres e 7,26 quilos para homens. O disco de madeira com um arco de metal, possui 1 quilo no feminino e 2 quilos no masculino.  Martelo bola metálica amarrada a um cabo de aço. A medida é igual à modalidade peso. Dardo de madeira ou de metal, tem uma ponta na extremidade. Mulheres: 600 gramas. Homens: 800 gramas