Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Esportes

Conheça as regras do vôlei, o segundo esporte mais popular do Brasil

Segundo esporte mais jogado no Brasil, o vôlei conta com seis jogadores por equipe em quadra, cada um com uma função diferente

Letícia Yazbek Publicado em 11/07/2022, às 12h25

Imagem ilustrativa de uma partida de vôlei - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma partida de vôlei - Pixabay

Regras básicas

O vôlei tem como objetivo fazer a bola passar sobre a rede e tocar o chão da quadra adversária. Cada vez que isso acontece, a equipe ganha 1 ponto. Antes de passar a bola para o outro lado, os jogadores podem dar até três toques nela (sem que um deles dê dois toques seguidos).

Quem ganha?

A partida é dividida em sets, separados por um intervalo de três minutos. Um set termina quando uma das equipes chega a 25 pontos, com uma diferença de pelo menos dois pontos para o outro time (se o placar chegar a 24 x 24, o jogo continua até atingir a diferença de dois pontos). Vence a partida o time que conquistar três sets primeiro (no máximo, acontecem cinco sets).

Desempate!

Quando a partida vai para o quinto set, chamado de tie-break (set de desempate), ele é jogado somente até os 15 pontos, também com uma diferença de ao menos dois pontos para que haja um vencedor.

Entra e sai

Cada equipe é formada por seis jogadores em quadra e seis reservas. Pode-se fazer seis substituições por set. Quem for substituído pode voltar à quadra, mas deve ocupar o lugar daquele que o substituiu.

Pausa para respirar

Em cada set há dois tempos técnicos obrigatórios de um minuto de duração, sempre no 8º e no 16º ponto. O tie-break não tem tempo técnico. Cada equipe também tem direito a dois tempos para descanso por set, com duração de 30 segundos

Cada um no seu lugar

As posições 2, 3 e 4 formam a zona de ataque. Só os jogadores dessas posições podem atacar e bloquear. As posições 5, 6 e 1 fazem parte da zona de defesa, onde ficam os responsáveis pela recepção e defesa da bola. Um jogador de defesa só pode completar um ataque se não ultrapassar os jogadores que estão na linha de frente.

Rodízio

No momento do saque, cada time fica organizado em duas linhas de três jogadores. Depois, as linhas podem ser quebradas e os jogadores assumem a função que possuem (atacante ou levantador, por exemplo). Sempre que a equipe que não sacou conquista o ponto, os jogadores desse time se movimentam em sentido horário, trocando de posição em quadra

Mãozinha da tecnologia

Em alguns torneios, o árbitro tem a ajuda do desafio eletrônico para tirar dúvidas. Por meio de câmeras, os juízes podem rever o lance e mudar a pontuação. O técnico de cada equipe pode pedir dois desafios eletrônicos por set. Eles devem fazer a solicitação, no máximo, cinco segundos após o lance terminar.

Os jogadores

Levantador: prepara as jogadas de ataque e é considerado o cérebro da equipe.

Atacante oposto: fica na posição diagonal à do levantador. É especialista no ataque na rede e no fundo da quadra.

Atacante central: bloqueia e ataca. Costuma ser o jogador mais alto da equipe.

Atacante de ponta: participa da recepção e dos ataques nas pontas da quadra.

Líbero: é especializado na recepção e defesa. Usa uniforme diferente e não pode atacar, bloquear ou sacar. Ele pode ser substituído quantas vezes o treinador quiser, sem precisar avisar o árbitro e sem contar nas seis substituições permitidas.