Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

Conheça o trabalho de 6 mestres da Filosofia

Entenda como eles revolucionaram a história do pensamento

Letícia Yazbek Publicado em 01/07/2020, às 14h00 - Atualizado às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Da medicina às relações humanas, diversos pensadores transformaram o mundo ao longo da História. Para começar a estudar esse tema, conheça alguns dos filósofos mais importantes.

1. Sócrates

Data e local de nascimento: Ano 470 antes de Cristo, em Atenas (Grécia).

Foi um dos principais pensadores da Grécia Antiga, considerado o criador da Filosofia Ocidental. Na adolescência, Sócrates começou a estudar escultura, mas logo iniciou as pesquisas na área da Filosofia — ele se interessava pela natureza do ser humano. Para Sócrates, o diálogo era a melhor forma de compartilhar conhecimento. Por isso, ele começou a dar aulas em praça pública, sem cobrar pelos ensinamentos. Sócrates transformou a filosofia, que estudava principalmente a natureza e passou a se ocupar das ações dos homens.

2. Platão

Data e local de nascimento: Ano 427 antes de Cristo, em Atenas (Grécia).

Platão fazia parte de uma família nobre de Atenas. Ele estudou leitura e escrita, música, pintura e poesia. Aos 25 anos, conheceu Sócrates e se tornou discípulo dele. Depois, passou a desenvolver as próprias ideias e também se tornou um dos principais filósofos da Grécia Antiga. Platão estudou diversos temas, como política e ética. A principal teoria do filósofo defende que nós vivemos em dois mundos: o mundo das ideias e dos sentimentos e o mundo material, dos seres vivos. Em 387 antes de Cristo, Platão fundou uma Academia de filosofia com o objetivo de recuperar os ensinamentos de Sócrates.

3. Aristóteles

Data e local de nascimento: Ano 384 antes de Cristo, em Estagira (Grécia).

Aos 16 anos, Aristóteles se mudou para Atenas e começou a estudar na Academia fundada por Platão até a morte do mestre, em 347 antes de Cristo. Mais tarde, fundou uma nova escola, que recebeu o nome de Liceu. Aristóteles estudou o sistema político da época e defendeu a criação de uma sociedade em que as diferenças entre ricos e pobres fossem menores. Ele se dedicou a várias áreas do conhecimento. As pesquisas de Aristóteles deram origens à biologia, zoologia, física e psicologia.

4. Simone de Beauvoir

Data e local de nascimento: 9 de janeiro de 1908, em Paris (França).

Cresceu rodeada pelos livros e desde cedo quis se tornar uma escritora. Simone estudou Filosofia e deu aulas em várias escolas de Paris. Ela escreveu romances e estudos sobre Filosofia, Política e questões sociais. O livro O Segundo Sexo traçou um perfil do papel das mulheres na sociedade moderna e abriu caminho para a independência feminina. Simone foi companheira do também filósofo Jean Paul Sartre.

5. Jean Paul Sartre

Data e local de nascimento: 21 de junho de 1905, em Paris (França).

Desde a infância, Sartre se interessava pelos livros clássicos da França. Em 1924, foi estudar filosofia na Escola Superior Normal de Paris, onde conheceu Simone de Beauvoir. Mais tarde, se tornou professor de filosofia, e aproveitava as horas de folga para escrever. Em 1938, Sartre publicou o primeiro romance, A Náusea, em que falava sobre os princípios do existencialismo. Essa filosofia defendia que a existência do homem já lhe é dada, mas que ele é livre para escolher as próprias ações.

6. Paul-Michel Foucault

Data e local de nascimento: 15 de outubro de 1926, em Poitiers (França).

Foucault pertenceu a uma tradicional família de médicos, mas acabou se interessando por História e Filosofia. Ele estudou Filosofia na Escola Superior Normal de Paris, em 1946, e Psicologia na Universidade Sorbonne, em 1949. Foucault deu aulas de Psicologia e Filosofia em diversas universidades na Alemanha, Suécia, Tunísia e Estados Unidos. Ele estudou temas como o poder, o conhecimento e as instituições sociais, questionando a medicina e a psicanálise tradicionais.