Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

Conheça a história de 5 gênios da matemática

Alguns pensadores se destacaram ao longo da história pelas contribuições que fizeram para a matemática

Letícia Yazbek Publicado em 12/06/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
René Descartes - Divulgação
René Descartes - Divulgação

Ao longo da História, diversos pensadores contribuíram para o desenvolvimento da matemática que conhecemos hoje. Conhe alguns dos mais importantes deles.

1. Tales

Data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia)

Foi um importante filósofo, matemático e astrônomo, considerado um dos grandes sábios da Antiguidade. Tales fundou a Escola Jônica e deu aulas de ética e política. Ele teria calculado a altura de uma pirâmide do Egito apenas observando a altura do monumento e da sombra que projetava. Também demonstrou que dois triângulos são iguais quando tem dois ângulos e um lado respectivamente idênticos. Ainda desenvolveu o Teorema de Tales, que pode ser aplicado para calcular grandes distâncias. E foi o primeiro a explicar o eclipse solar, quando verificou que a Lua é iluminada pelo Sol.

2. Pitágoras

Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, em Samos (Grécia)

Aos 18 anos, Pitágoras já pesquisava e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Em Mileto (região da atual Turquia), estudou matemática e geometria. No Egito, observou as pirâmides e desenvolveu o importante Teorema de Pitágoras – ele diz que é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Pitágoras também criou a tábua de multiplicação e o sistema de números decimais.

3. Euclides

Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito)

É considerado o pai da geometria. Pouco se sabe sobre a vida pessoal dele, mas acredita-se que Euclides tenha estudado na Academia fundada por Platão, em Atenas (Grécia). Mais tarde, foi professor de matemática em Alexandria e desenvolveu um sistema que reunia tudo o que se sabia sobre o tema na época. Euclides organizou um livro com informações sobre aritmética, geometria e álgebra. Também fez pesquisas sobre óptica, astronomia, mecânica e música.

4. Arquimedes

Data e local de nascimento: 287 antes de Cristo, em Siracusa (Grécia)

Foi um dos matemáticos mais importantes da Antiguidade. Estudou em Alexandria (Egito) e entrou em contato com diversos cientistas da época. Quando retornou à Siracusa, passou a desenvolver pesquisas matemáticas. Então, criou um método para aplicar a mecânica à geometria e um sistema para expressar números muito grandes. Também fez descobertas na mecânica: inventou o parafuso, a roldana e a alavanca. Ainda determinou o princípio da hidrostática, que relaciona o peso dos objetos com a força exercida por eles na água.

5. René Descartes

Data e local de nascimento: 31 de março de 1596, em La Haye (França)

Considerado um dos pensadores mais influentes da história humana, Descartes foi o fundador da matemática moderna. Publicou diversos estudos ao longo da vida e sugeriu a união entre a álgebra e a geometria, criando a geometria analítica. Ainda desenvolveu o Sistema de Coordenadas (esquema usado para localizar um objeto em um espaço). Descartes também contribuiu muito para a filosofia – criou o Método Cartesiano, que defende que algo só existe se a existência pode ser comprovada.