Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

De Walt Disney a Graham Bell: conheça 5 gênios da comunicação

Confira a história de figuras que transformaram a forma como nos comunicamos

Letícia Yazbek Publicado em 12/05/2020, às 10h33 - Atualizado em 13/03/2022, às 10h39

Walt DIsney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons
Walt DIsney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons

1. Alexander Graham Bell

Data e local de nascimento: 3 de março de 1847, em Edimburgo (Escócia)

Ele estudou medicina em Londres (Inglaterra) e em Würzburg (Alemanha). Mais tarde, se especializou em linguística do som e fisiologia. Então, fez experimentos para melhorar a comunicação entre pessoas que não ouviam bem. A partir disso, inventou um aparelho que transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos.

Os impulsos passavam por um fio e chegavam a outro aparelho, que os traduzia em som novamente. Era o telefone! A primeira conversa usando o invento ocorreu em 1876: Graham Bell usou o aparelho para chamar o assistente dele, que estava em outra sala.


2. Auguste e Louis Lumière

Datas e local de nascimento: 19 de outubro de 1862 e 5 de outubro de 1864, em Besançon (França)

No final do século 19, os irmãos Lumière criaram um projetor chamado cinematógrafo, que deu origem à palavra cinema. O equipamento funcionava como câmera e projetor. Em 28 de dezembro de 1895, eles apresentaram a invenção em um cinema de Paris (França), projetando as primeiras imagens em movimento.

Eram filmes mudos, em preto e branco, com cerca de 1 minuto de duração. Um dos primeiros mostrava um trem chegando a uma estação. As pessoas que estavam na plateia ficaram assustadas, achando que um trem entraria na sala!


3. Guglielmo Marconi

Data e local de nascimento: 25 de abril de 1874, em Bolonha (Itália)

Marconi é considerado o principal inventor do rádio. Desde criança, ele já se interessava por física e eletricidade. Começou alguns experimentos no laboratório do pai até que conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a cerca de 4 quilômetros de distância. Marconi demonstrou o sistema na Inglaterra e criou a própria empresa.

Em 1901, estabeleceu comunicações sem fio entre França e Canadá. A partir das descobertas de Marconi, surgiu a primeira rede intercontinental de comunicação por rádio, na década de 1920. Em 1931, ele transmitiu de Roma (Itália), por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Guglielmo Marconi utilizando um aparelho de rádio


4. John Logie Baird

Data e local de nascimento: 14 de agosto de 1888, em Helensburgh (Escócia)

Estudou Engenharia em Glasgow (Escócia) e fez experiências para construir uma televisão, sonho de muitos inventores há vários anos. A partir das descobertas dos antecessores, John Baird conseguiu transmitir pela primeira vez uma imagem televisionada, em 1925.

Ele criou um sistema formado de um disco giratório perfurado – por trás dele, se acendiam luzes de néon, que respondiam ao sinal de uma estação de rádio. As imagens eram capturadas por meio de outro disco giratório. Em 1926, fez a primeira demonstração da TV diante de 50 cientistas. Mais tarde, conseguiu transmitir sons e imagens ao mesmo tempo.

John Logie Baird realizando experiência


5. Walt Disney

Data e local de nascimento: 5 de dezembro de 1901, em Chicago (Estados Unidos)

Em 1923, Walt Disney e o irmão Roy Disney fundaram a Walt Disney Company e produziram filmes feitos com a técnica de desenho animado. O ratinho Mickey Mouse, criado em 1927, se tornou um dos maiores sucessos da produtora. Em 1939, Walt Disney lançou o primeiro longa-metragem: Branca de Neve e os Sete Anões.

Depois, produziu filmes como Bambi, Pinóquio e Cinderela. O parque da Disneylândia, na Califórnia (Estados Unidos), foi inaugurado em 1955, e o Walt Disney World, na Flórida (Estados Unidos), em 1971. Hoje, a Walt Disney Company conta com estúdios de cinema, canais de televisão, rádios e parques temáticos.