Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

De Thomas Edison a Steve Jobs: 5 grandes gênios da tecnologia

Descubra as histórias de alguns mestres responsáveis pelo avanço da tecnologia

Letícia Yazbek Publicado em 21/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Jobs em evento no ano de 2007 - Wikimedia Commons
Steve Jobs em evento no ano de 2007 - Wikimedia Commons

1. Charles Babbage

Data e local de nascimento: 26 de dezembro de 1791, em Londres (Inglaterra).

Foi um importante cientista, matemático e professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Em 1812, Babbage formou um grupo chamado Analitical Society (Sociedade Analítica), para aprofundar o cálculo analítico. Em 1820, ele desenvolveu o primeiro instrumento eletrônico capaz de realizar operações de forma programada. A máquina funcionava com um sistema mecânico de engrenagens e foi o primeiro equipamento parecido com o computador que usamos hoje.

2. Thomas Edison

Data e local de nascimento: 11 de dezembro de 1847, em Milan, Ohio (Estados Unidos).

Trabalhou na empresa de telégrafos Western Union e, em 1874, criou um novo modelo de telégrafo. Em 1877, enquanto tentava aperfeiçoar o telefone, Edison acabou criando o fonógrafo, o primeiro aparelho da história capaz de gravar e reproduzir sons. Depois de realizar mais de mil experiências, Edison inventou a lâmpada elétrica. Em 1880, o inventor patenteou o sistema de distribuição elétrica e criou uma companhia para construir estações de geração de energia.

3. Alan Turing

Data e local de nascimento: 23 de junho de 1912, em Londres (Inglaterra).

Aos 15 anos, conseguia resolver problemas matemáticos complexos. Em 1930, Turing se formou em matemática pela Universidade de Cambridge. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu técnicas capazes de decifrar mensagens codificadas usadas pelos alemães. Em 1936, Turing criou uma máquina capaz de manipular símbolos em uma fita de acordo com uma série de regras para guardar informações. Essa máquina é considerada a precursora dos computadores modernos.

4. Ada Lovelace

Data e local de nascimento: 10 de dezembro de 1815, em Londres (Inglaterra).

Filha de uma estudiosa da matemática, se interessou pela ciência desde a infância. Ada ajudou Charles Babbage a desenvolver a primeira máquina de cálculo e foi responsável por criar o algoritmo usado para calcular funções matemáticas, criando programas para a máquina de Babbage. Ada também inventou o conceito de sub-rotina: uma sequência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos.

5. Steve Jobs

Data e local de nascimento: 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco, Califórnia (Estados Unidos).

Em 1972, conhece Stephen Wozniak, especialista em fazer programas e circuitos integrados. Em 1976, Jobs e Wozniak lançaram o Apple I, primeiro computador pessoal, instalado em uma caixa de madeira. O Apple II, lançado em 1977, foi um grande sucesso - milhões de unidades foram vendidas durante a década de 1980. A partir de 2000, Jobs criou o iPod, o iPhone e o iPad, que revolucionaram a indústria de computadores pessoais, o mundo da música e dos telefones celulares.