Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Livros

Confira obras para conhecer a literatura de cordel

Divirta-se com livros que têm rimas e ilustrações superlegais

Maria Carolina Cristianini Publicado em 24/03/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Cordel é um jeito divertido de contar histórias, escritas sempre em versos. O cordel surgiu no interior de alguns estados nordestinos e começou sendo vendido em feiras populares. Mas a origem do nome está em Portugal: os portugueses penduravam folhetos em barbantes - daí o cordel - e os vendiam em feiras. Conheça quatro obras para descobrir mais sobre esse tipo de literatura:

1. Além do mar

Em CordelÁfrica (César Obeid, Editora Moderna), você visita diversas culturas que atravessaram o Oceano Atlântico, vindas do continente africano, e se misturaram no Brasil.

2. Será um milagre?

Em uma cidade do interior do Nordeste, a meninas Sebastiana nasce com o poder de fazer chover quando chora e vira atração! Até que acontece uma inundação em Ela Tem Olhos de Céu (Socorro Acioli, Editora Gaivota).

3. O passado do Velho Chico

Já ouviu falar do Rio São Francisco? Em São Chiquinho ou O Rio Quando Menino (João Bosco Bezerra Bonfim, Editora Biruta), você vai conhecer a história dele, ainda garoto e travesso.

4. Hora de se divertir!

As brincadeiras, as danças, a culinária e a música das festas mais populares do Brasil estão em Rimas Juninas (César Obeid, Editora Moderna).

Acesse os links para comprar os livros:

1. CordelÁfrica (César Obeid, Editora Moderna): https://amzn.to/3bdae9k

2. Ela Tem Olhos de Céu (Socorro Acioli, Editora Gaivota):https://amzn.to/2xmESy9

3. São Chiquinho ou O Rio Quando Menino (João Bosco Bezerra Bonfim, Editora Biruta):https://amzn.to/2WBYbhD

4. Rimas Juninas (César Obeid, Editora Moderna):https://amzn.to/2UbIZGo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a da data desta publicação. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.