Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Livros

Como publicar um livro?

Que tal escrever uma história e ter um livro publicado? Saiba como isso acontece

Redação Publicado em 26/12/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

O primeiro passo é ter uma ideia bem legal para a história do seu livro. Pode ser uma história de terror, comédia, aventura ou romance, por exemplo. Antes de começar a escrever, defina quais são os personagens e suas características, quais são os ambientes e em qual época a história se passa.

É importante se comprometer a escrever regularmente, mesmo quando você sentir que não está tão inspirado. Determine um período de tempo para escrever, pequisar e ler materiais que podem ser úteis para o seu projeto. Quando sentir que a escrita não está fluindo, faça uma pausa.

Escreva tudo no computador, leia diversas vezes e faça anotações sobre aquilo que precisa ser melhorado. Também é interessante pedir a opinião de pessoas próximas.

Se você quiser que o livro seja publicado de verdade, pode seguir alguns caminhos. Uma opção é encaminhá-lo para grandes editoras, que recebem diversos originais para avaliar e decidir se querem publicá-lo. Se o material for aprovado, as páginas vão ganhar formato de livro e identidade visual.

Depois, as páginas do livro e a capa são enviadas ao autor para que ele possa aprovar e verificar se tudo está correto. Com tudo aprovado, o livro é impresso na gráfica e os exemplares seguem para as livrarias.

Você também pode contratar uma editora prestadora de serviços. Ao contrário das grandes editoras comerciais, essas empresas têm o autor como principal cliente. Não há a preocupação com a venda do livro, pois todos os autores que usam o serviço terão seus livros publicados. Depois de tudo pronto, você pode usar o livro para divulgar seu trabalho e vendê-lo ao vivo ou pela internet, como autor independente.