Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Ovos de Páscoa

Afinal, você sabe como os ovos de páscoa são feitos?

A Páscoa chegou! Aproveite essa época do ano tão esperada e descubra como são feitos os deliciosos ovos de páscoa trufados

Lucas Vasconcellos Publicado em 29/03/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um ovo de páscoa de chocolate - Pixabay
Imagem ilustrativa de um ovo de páscoa de chocolate - Pixabay

1. Tudo começa com o cacau e outros produtos usados na fabricação, como a manteiga de cacau, indo para dois tanques, que se ligam a uma máquina. A manteiga é derretida, e desce por um cano. Então, é transformada em grãos finos — além disso, um tipo de concha retira a acidez da manteiga de cacau.

2. É hora de pesar o cacau derretido e a manteiga de cacau para obter a quantidade necessária para a receita. Então, os ingredientes são misturados para compor cada tipo de ovo. No de chocolate ao leite, por exemplo, usa-se manteiga de cacau, cacau e açúcar. O chocolate ao leite fará surgir o ovo trufado.

3. Depois de tudo misturado, o chocolate que se forma passa por uma temperadeira, máquina a 32 graus Celsius, que deixará os cristais da manteiga de cacau uniformes — eles surgem quando ela sai do estado líquido para o sólido.

4. Vamos montar o ovo! O primeiro passo é criar as cascas, numa forma com chocolate, que vai para geladeira a 5 graus Celsius, entre 10 e 15 minutos.

5. Com as cascas prontas, coloca-se o recheio trufado e outra camada de chocolate ao leite por cima. A forma volta para a geladeira por até 15 minutos. Depois, é desinformada. Os dois lados do ovo estão prontos!

6. Na montagem, bombons são colocados no centro do ovo, que é pesado, embrulhado em papel alumínio, embalado e armazenado em caixas.

7. As caixas cheias de ovos vão para uma sala especial, com controle de umidade e temperatura (entre 18 e 20 graus Celsius). Então, só falta seguir para as lojas!