Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Meio ambiente

Aprenda a reduzir o consumo de energia elétrica em casa

Coloque essas dicas em prática para poupar energia e ajudar seus pais a gastar menos com a conta de luz

Letícia Yazbek Publicado em 25/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pixabay
Pixabay

No Brasil, a maior parte de energia elétrica é produzida por usinas hidroelétricas, que utilizam a força das águas para gerar energia. Quanto maior o consume de energia elétrica, maior a quantidade de água que é gasta na produção. Por isso, economizando energia, estamos também economizando água e ajudando o meio ambiente.

Saia de casa!

Curtir atividades ao ar livre é divertido, faz bem para a saúde e é ecológico. Vocês podem sair para andar de bicicleta, praticar esportes e aproveitar bem o dia. Quando estiverem em casa, que tal fazer atividades que não precisam de energia? Divirtam-se com jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, brincadeiras, livros e revistas.

Deixe a luz entrar

Aproveite toda a luz do sol: abra as janelas, cortinas e portas. As mesas de trabalho e leitura podem ser colocadas próximas à janela. Assim, você não deixa as lâmpadas da sua casa ligadas sem necessidade. Quando for preciso acender a luz, apague sempre que sair do cômodo. Você também pode pedir para seus pais usarem lâmpadas que consomem menos energia.

Desconecte tudo

A televisão, o computador e o videogame consomem energia mesmo desligados, só por estarem com o fio conectado à tomada. Então, tire da tomada os aparelhos que ninguém estiver usando. Quando terminar de carregar o celular, tire o carregador da tomada — mesmo sem estar conectado ao aparelho, ele continua gastando energia.

Banho rápido

Se o chuveiro de sua casa for elétrico, peça para seus pais o deixarem sempre que possível na posição verão, que consome menos energia. Além disso, tome banhos de no máximo 10 minutos, para gastar menos água!