Recreio
Escola / Personagens

8 mestres que revolucionaram a literatura brasileira

Ao longo da história, diversos autores transformaram a literatura do nosso país. Conheça alguns deles

Redação Publicado em 15/05/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h39

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

1. Joaquim Maria Machado de Assis

Data de nascimento: 21 de junho de 1839, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Ela, o primeiro poema de Machado, foi publicado na revista Marmota Fluminense, em 1855. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (e o primeiro presidente da instituição), ele trouxe personagens românticos na primeira fase da carreira, como no livro Helena (1876). Na segunda fase, realista, o autor trabalha questões psicológicas dos personagens. Destacam-se: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1900).

2. Monteiro Lobato

Data de nascimento: 18 de abril de 1882, Taubaté (São Paulo)

A primeira obra desse autor (considerado um dos principais da literatura infantil no Brasil) foi O Saci, de 1921, feita depois de uma viagem pelo país atrás de histórias dessa criatura folclórica. Ao longo do tempo, escreveu contos do personagem Jeca Tatu, além da história de Sítio do Picapau Amarelo.

3. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina)

Data de nascimento: 20 de agosto de 1889, Cidade de Goiás (Goiás)

O primeiro livro da carreira só surgiu aos 76 anos - Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ao todo, publicou nove livros (cinco após a morte). Criou o pseudônimo Cora Coralina aos 14 anos, pois na cidade onde nasceu havia muitas garotas chamadas Ana – influência da padroeira da cidade, que é Santa Ana. 

4. Graciliano Ramos de Oliveira

Data de nascimento: 27 de outubro de 1892, Quebrangulo (Alagoas)

Marcou a literatura ao retratar a vida do nordestino no sertão. Graciliano usava forte realismo para descrever as dificuldades da vida nessa região do país, o que pode ser visto em obras como São Bernardo (1932) e Vidas Secas (1938).

5. Carlos Drummond de Andrade

Data de nascimento: 31 de outubro de 1902, Itabira do Mato Dentro (Minas Gerais)

Drummond faz parte do movimento modernista brasileiro, que propôs romper com a tradição literária que vinha desde o período colonial. A obra desse autor traz referências aos problemas sociais e do ser humano da época. O texto de Drummond tem linguagem popular e traz versos com ironia. Entre os destaques estão Sentimento do Mundo (1940) e a Rosa do Povo (1945).

6. João Guimarães Rosa

Data de nascimento: 27 de junho de 1908, Cordisburgo (Minas Gerais)

É um dos principais nomes da literatura brasileira do século 20. Entre as características do texto de Guimarães Rosa estão o neologismo (criações de palavras) e onomatopeias (formação de uma palavra a partir da reprodução de um som). Grande Sertão: Veredas (1956) é a obra-prima do escritor.

7. Rachel de Queiroz

Data de nascimento: 17 de novembro de 1910, Fortaleza (Ceará)

Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977. As obras de Rachel retratam os problemas do Nordeste brasileiro, como a seca. Entre os clássicos que escreveu está O Quinze (1930).

8. Ruth Rocha

Data de nascimento: 2 de março de 1931, São Paulo (São Paulo)

Escritora de literatura infantil, começou a carreira com uma versão de Romeu e Julieta, publicada em 1969, na RECREIO – revista que a autora dirigiu anos depois. O primeiro livro lançado por ela foi Palavras, Muitas Palavras (1976). Mas o grande sucesso da carreira de Ruth Rocha é Marcelo, Marmelo, Martelo, também de 1976.


+Saiba mais sobre a Literatura por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Livro Da Literatura, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3fqKskS

História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi (2015) - https://amzn.to/2WCUBlI

Como ler literatura, de Terry Eagleton (2019) - https://amzn.to/2YMYszg

O elogio da literatura, de Zygmunt Bauman e Riccardo Mazzeo (2020) - https://amzn.to/2zeWPQj

A Literatura Portuguesa, de Massaud Moisés (2010) - https://amzn.to/3dowr5s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM