Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Curiosidades

6 respostas para curiosidades que você sempre teve

Você já se perguntou por que o Ç não aparece no alfabeto? Ou por que ficamos arrepiados quando estamos com frio? Confira as respostas!

Maria Carolina Cristianini e Ivonete Lucírio Publicado em 16/05/2022, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pessoa enrolada em cobertas - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa enrolada em cobertas - Pixabay

1. Por que o girassol acompanha o Sol?

O caule da flor do girassol tem uma substância que ajuda no crescimento da planta e que responde à ação da luz solar. Durante o dia, o lado do girassol que está na sombra acumula essa substância e cresce mais, fazendo a flor pender virada para o Sol.

Quando há luz solar, essa substância se desloca para a parte não iluminada, o que faz com que a flor gire na direção do Sol. Quando a luz acaba, o girassol volta à posição original.

2. Por que existem signos?

A palavra signo vem do latim signum e quer dizer sinal, marca ou símbolo. Existem diferentes tipos de signos. Entre os mais conhecidos estão os 12 signos do zodíaco (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes), que correspondem às constelações que estão na faixa do céu por onde o Sol passa.

A crença de que os astros influenciam a vida das pessoas é muito antiga e os primeiros registros desse tipo de horóscopo são do século 7 antes de Cristo.

3. Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio?

O arrepio é uma reação de defesa e ajuda a manter o calor do corpo. Quando faz frio, músculos que estão na raiz dos pelos fazem com que eles se levantem, formando uma espécie de colchão de ar perto da pele. O corpo passa calor para o ar e os pelos arrepiados seguram a camada de ar quente perto.

Também podemos ficar arrepiados quando sentimos medo. A tática não ajuda muito os humanos, mas funciona bem entre os gatos, por exemplo, que parecem maiores quando seus pelos ficam eriçados.

4. Como o rio Tietê ficou tão poluído?

A partir da década de 1940, com o crescimento da população das cidades, o rio passou a receber uma quantidade enorme de esgoto urbano. O Tietê é o rio mais importante do estado de São Paulo e existem alguns projetos para despoluir suas áreas. Para isso, é preciso aumentar a rede que capta e transporta o esgoto para estações de tratamento.

5. Por que o Ç não aparece no alfabeto?

A cedilha é um sinal gráfico usado para mudar o som de uma letra, assim como o til (~). Por isso, o Ç não está no alfabeto da língua portuguesa. Mas, no alfabeto turco e no romeno, por exemplo, o Ç aparece. Nos dois casos, indica um som parecido com o nosso CH.

6. Do que são feitas as pedras?

Elas são formadas por um ou mais minerais. A composição varia, de acordo com o lugar e o modo como a pedra se formou. Algumas surgem depois que a lava saída de um vulcão esfria e são chamadas de ígneas. Já as rochas sedimentares se formam pelo acúmulo de materiais que se transformam por ação da natureza. Existem também as rochas metamórficas, que se formam quando minerais são expostos a alterações de pressão e temperatura.