Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Perguntas

10 perguntas que todo mundo já se fez

Por que fechamos os olhos quando espirramos? E por que o Ç não aparece no alfabeto? Saiba a resposta por trás dessas e outras perguntas

Redação Publicado em 20/05/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mulher com dúvida - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher com dúvida - Pixabay

1. Por que fechamos os olhos quando espirramos?

Porque, na hora do espirro, o músculo orbicular (que controla a pálpebra, responsável por nos fazer abrir e fechar os olhos) se contrai, mesmo que a gente não queira isso. Por isso, quando espirramos, também piscamos. Isso é o resultado de uma série de impulsos motores enviados pelo cérebro quando ele entende que vamos espirrar.

2. Por que o cachorro fox paulistinha recebeu esse nome?

O nome oficial dessa raça é terrier brasileiro, mas ela é mais conhecida como fox paulistinha. Provavelmente ela surgiu a partir do cruzamento de cachorros terrier, trazidos da Europa, e vira-latas do Brasil. Logo a raça se espalhou e ganhou outros nomes populares, como o foquinho ou fox. Mas, com o tempo, os principais criadores da raça acabaram se concentrando no estado de São Paulo e por isso o nome mais conhecido desse cão ficou sendo “fox paulistinha”.

3. Para que se colocam ferraduras nas patas do cavalo?

Para proteger o casco do animal. A ferradura funciona como um sapato. Os cascos são semelhantes a uma unha muito grossa, mas que vai se desgastando ao longo dos anos. Depois de completamente gasta, o cavalo pode não andar mais. O acessório surgiu no século 10 e é preso por cravos. Mas não se preocupe: isso é feito numa parte morta do casco e não dói.

4. É verdade que os adolescentes precisam dormir mais tempo?

Os adolescentes precisam dormir mais do que os adultos, mas não mais do que as crianças. Em geral, do nascimento à velhice, o tempo de sono necessário para o corpo vai diminuindo. Na infância e na adolescência, o sono é importante porque o hormônio do crescimento é liberado em maior quantidade enquanto se dorme.

5. Como as fábricas sabem a validade dos seus produtos?

As indústrias fazem análises em laboratórios, com amostras do produto. Os testes identificam como e em quanto tempo ele estraga. Câmaras realizam provas, como de temperatura, para avaliar a forma com que o produto reage – e até onde aguenta. Aí se calcula quanto tempo a mercadoria levaria para estragar em condições normais, sem a aceleração do processo. Tais análises têm até nome: “Teste de Vida de Prateleira”. E as fábricas sempre reduzem um pouco o período de vida apontado pelas provas para terem uma margem de segurança.

6. Por que, às vezes, o nosso ouvido dói quando andamos de avião?

O ar que envolve a Terra exerce uma força sobre nós chamada de pressão atmosférica. Quando subimos muito, essa pressão diminui. Os aviões são feitos de maneira que a pressão dentro deles seja igual à que sentimos no solo. Mesmo assim, a dor pode aparecer porque a pressão interna do ouvido está muito diferente da externa. Para evitar a dor você pode tentar engolir a saliva, mascar chiclete ou bocejar.

7. Como as melecas surgem no nariz? Por que elas nascem?

A meleca é produzida por glândulas da mucosa do nariz e funciona como uma tela de proteção contra invasores, como vírus, bactérias e partículas que estão no ar. Essa substância também é chamada de muco e faz com que parte das impurezas que respiramos fique grudada nela e não chegue até os pulmões. Se estamos resfriados, mais meleca é produzida e o nariz escorre para expulsar os invasores.

8. Como se faz o isopor?

O isopor é feito a partir de um composto químico chamado estireno, que é um líquido incolor derivado do petróleo. Com a ação de produtos químicos, ele “incha” até a mistura formar pequenas bolhas ocas e cheias de ar. Mas 97% do volume do isopor é feito de ar, o que faz com que ele seja tão leve.

9. Por que o Ç não aparece no alfabeto?

A cedilha é um sinal gráfico usado para mudar o som de uma letra, assim como o til (~). Por isso o Ç não está no alfabeto da língua portuguesa. Mas, no alfabeto turco e no romeno, por exemplo, o Ç aparece. Nos dois casos, indica um som parecido com o nosso CH.

10. Qual é o oceano mais fundo do mundo? Qual é o tamanho dele?

O Pacífico é o oceano mais profundo. Em média, ele tem 4.300 metros de profundidade e sua largura pode chegar a cerca de 20 mil quilômetros quadrados. A área é de cerca de 166 milhões de quilômetros quadrados. É nele também que está o ponto mais fundo dos oceanos, chamado de Fossa das Marianas. É uma depressão perto das ilhas Marianas, que tem 11.037 metros de profundidade.