Recreio
Escola / Estudo

10 dicas para estudar online durante a quarentena

Veja como manter a organização e a disciplina para estudar de casa

Letícia Yazbek Publicado em 19/05/2020, às 12h00 - Atualizado às 13h01

Pixabay
Pixabay

Devido à pandemia do novo coronavírus, grande parte da população está em quarentena, em isolamento social para evitar a disseminação do vírus. As escolas cancelaram as aulas presenciais, e os conteúdos estão sendo passados aos alunos por meio de aulas e apostilas disponibilizados online.

Ficar em casa pode fazer com que fiquemos mais distraídos e com preguiça de cumprir as nossas obrigações. Mas algumas medidas podem te ajudar a manter a disciplina e focar nos estudos. Veja algumas dicas!

1. Estudo

É importante reservar um local específico da casa para você estudar. Ele deve ser tranquilo e organizado, e precisa ter uma mesa para apoiar o computador e o material de estudo. Evite estudar na cama ou no sofá, enquanto faz outra atividade. Dessa forma, seu cérebro entende que aquele é o lugar de estudo, o que evita que você se distraia.

2. Organização

Mantenha seu local de estudo limpo e organizado. Antes de começar, separe todo o material que vai usar. Na mesa, deixe apenas os objetos que serão necessários durante o estudo - se não for usar o celular, deixe-o em outro ambiente da casa. Você vai perceber que, assim, ficará mais focado na tarefa.

3. Conexão

Não adianta ter disciplina e organização se a sua internet não está funcionando bem. Você depende dela para pesquisar, entrar em contato com professores e colegas e ter acesso aos conteúdos das aulas. Antes de começar a estudar, tenha certeza de que está tudo certo com a sua conexão.

4. Rotina

Tente manter sua rotina o mais próximo do que era quando as aulas eram presenciais. Procure acordar e fazer as refeições nos horários em que está acostumado, e estudar durante a hora em que teria aulas. Assim, seu cérebro entende que, apesar de você estar em casa, ainda está mantendo sua rotina e cumprindo suas obrigações.

5. Planejamento

Na segunda-feira, dê uma olhada nas aulas, trabalhos e leituras da semana. Estabeleça metas e se organize, encaixando cada atividade nos seus horários disponívels. Dessa forma, você consegue fazer tudo a tempo e evita que as obrigações se acumulem.

6. Foco

Em casa, as fontes de distração são muito maiores do que na escola. Por isso, é preciso ter ainda mais atenção. Procure manter a atenção no que está fazendo, e evite conversar ou assistir à televisão enquanto estuda. Use a internet apenas para assuntos relacionados às aulas - deixe para usar as redes sociais mais tarde.

7. Pausas

Ao longo do dia, é normal você se sentir desmotivado e cansado de estudar. Quando isso acontecer, faça uma pausa de 15 a 30 minutos. Você pode aproveitar para fazer um lanche ou conversar com os amigos. Só não pode se esquecer de voltar aos estudos! Se achar que isso pode acontecer, coloque um alarme no celular.

8. Peça ajuda

Estudar sozinho e em casa pode ser bem complicado. Sem seus colegas e professores por perto, você pode acabar se sentindo isolado e desamparado. Mas lembre-se: eles também estão online, e podem te ajudar se surgir alguma dúvida. Vocé ainda pode contar com seus pais caso precise de alguma coisa.

9. Personalização

O lado positivo de estudar em casa é que você pode deixar o ambiente à sua volta do jeito que mais gosta. Se você sabe que ouvir música enquanto faz um resumo te deixa mais concentrado, coloque sua playlist para tocar em volume baixo. Mas não adianta se enganar: se isso te distrai, é melhor deixar para ouvir música em outra hora.

10. Descanso

Já que você está se dedicando tanto aos estudos, merece se divertir. Para se concentrar nas aulas, sua mente precisa estar bem. Por isso, assista à sua série favorita, faça exercícios físicos e ouça música. Também é importante se alimentar adequadamente, beber bastante água e dormir bem.