Recreio
Entretenimento / Warner Bros.

Warner Bros. Consumer Products traz celebração “80 Anos de Piu-Piu” ao Brasil durante o carnaval 2022

Comemoração de aniversário global destaca artistas brasileiros com estreia de novos murais do personagem em diferentes regiões do Brasil

Redação Publicado em 20/04/2022, às 15h21

Piu-Piu em 'Baby Looney Tunes' - Divulgação/ Warner Bros.
Piu-Piu em 'Baby Looney Tunes' - Divulgação/ Warner Bros.

A Warner Bros. Consumer Products anunciou, hoje, que a campanha “80 Anos de Piu-Piu” chegou ao Brasil. Ao celebrar o 80º aniversário do personagem, a celebração ao longo do ano vai estrear 80 novos murais temáticos do Piu-Piu em todo o mundo. Cinco deles serão revelados no Brasil, em 2022 -- os dois primeiros já estão presentes em Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), em meio ao Carnaval.

Projetados pelos artistas brasileiros Dolores Esos e Bigod o Sapo, e com curadoria de Marcelo Eco, os murais estão disponíveis para os fãs nos seguintes locais:

  •  Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22291-070
  •  R. Teodósio Rodrigues de Faria, 60 -- Bonfim - Salvador - BA, 40415-430

“É uma grande honra participar do projeto, é como se eu convidasse amigos para fazer uma festa. Cada artista vem de uma parte de um país tão diverso, cultural e com tanta bagagem. Pensei muito em artistas que desenvolvem personagens, considerando o universo da animação, e que têm seus personagens característicos. Eles poderiam retratar o Piu-Piu da mesma forma que reproduzem seus personagens”, explica Marcelo Eco.

Localizado em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, o mural desenhado por Dolores Esos fica próximo ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, na praia da Urca. O grafite de Esos integra a personalidade do Piu-Piu à atmosfera festiva do Carnaval do Rio de Janeiro, destacando cores vivas e ícones cariocas.

“Piu-Piu é um personagem divertido, amigável e muito inteligente. Essa mistura de características se encaixa perfeitamente na alegria do sambista”, afirma Dolores Esos. “O personagem fez parte da minha infância e recriá-lo com sabor carioca é uma conquista”, continua Esos. “Também aproveitei um diálogo com as cores do Carnaval, das escolas de samba, e a figura do sambista com seu chapéu de malandro. Eu queria criar essa mesma explosão de elementos nos movimentos do grafismo”, acrescenta a artista.

O canário da Warner Bros. também desembarcou em Salvador (BA). Projetado por Bigod O Sapo, o segundo mural brasileiro está localizado próximo à famosa igreja de Nosso Senhor do Bonfim, um grande símbolo da Bahia.

Ao discutir sobre a inspiração por trás de seu design, Bigod compartilha: “Lembro que quando eu ia para uma academia de capoeira, algo muito comum aqui na Bahia, eu voltava para casa pensando em assistir os desenhos dos Looney Tunes. Assim, surgiu a ideia de fazer a pintura com Piu-Piu vestido de abadá, com uma representação das raízes de Salvador -- algo que representa a fusão da nossa cultura tradicional, com a capoeira, paralisando a cidade. É um universo cheio de cores que fala demais sobre o nosso jeito de ser e viver aqui.”

MAIS CELEBRAÇÕES

Outros três murais chegarão a São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) em 2022 até o 80º aniversário do Piu-Piu, em novembro. Esses trabalhos únicos também destacarão as características locais de cada cidade enquanto celebram o personagem, com designs dos artistas brasileiros Kauê Fidelis, Davi DMS e Marcelo Eco, curador da campanha de murais brasileiros do Piu-Piu.

Para integrar o personagem à rotina dos fãs, a loja oficial da Warner Bros. lançará uma coleção especial celebrativa do 80º aniversário do Piu-Piu. Com estampas exclusivas, as primeiras peças estarão disponíveis em 22 de abril. Ao longo do ano, itens adicionais serão lançados no e-commerce.

Outras coleções de produto da Warner Bros. Consumer Products e vários parceiros também serão lançadas em diversas categorias ao longo de 2022, além de experiência temáticas da Warner Bros. Themed Entertainment, em todo o mundo. A comemoração continuará revelando novos murais em diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Polônia, Espanha e Itália, entre outros, com o trabalho de dezesseis artistas diferentes.