Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Easter egg

Você sabe qual é o primeiro easter egg da história?

As mensagens escondidas conhecidas como easter eggs já se tornaram algo comum nos filmes, séries e jogos dos dias atuais. Mas, qual foi o pioneiro desta prática? Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 20/05/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Toy Story (1995) - Divulgação/Pixar
Cena do filme Toy Story (1995) - Divulgação/Pixar

Easter eggs são todas aquelas informações escondidas que podemos encontrar em sites, jogos, filmes, vídeos, séries, e muito mais. Com o passar dos anos, colocar essas surpresas em criações dos mais diversos formatos se tornou algo incrivelmente comum dentro do entretenimento, podendo ser uma referência a alguma outra produção, ou apenas uma simples frase ou palavra extra.

A Pixar, por exemplo, é fenomenal quando se trata deste assunto. Em suas animações, sempre podemos encontrar itens que nos ligam a outros filmes do próprio estúdio, ou a clássica bola amarela e o carro do Pizza Planet que estão presentes em quase todos os longas. Foi exatamente por causa dessas pistas que surgiu a hipótese de que todos os seus filmes estariam interligados no mesmo universo, na famosa Teoria da Pixar.

No entanto, o primeiro easter egg da história não é algo com um significado tão profundo como os da pixar, e também não vem de um filme. O Guiness World Records, o livro dos recordes, considera a frase “Hi Ron!” presente no jogo Starship 1, feito para o console Atari e lançado no ano de 1977, como a primeira mensagem escondida de toda a história.

easter egg
"Hi Ron!", easter egg presente no jogo Starship 1, de 1977 / Crédito: Divulgação

Ao aparecer na tela, caso o jogador pressionasse uma determinada sequência no joystick, era distribuído dez vidas extras para aquele que estivesse jogando. Porém, o fato só foi revelado 40 anos após a estreia do jogo, no ano de 2017, pelo próprio programador do game, Ron Milner, a quem a própria frase se referia. Antes disso, muitos acreditavam que o mais antigo se tratava de um presente no jogo Adventure, de 1979.

Mesmo com “Hi Ron!” sendo considerado o primeiro easter egg, ainda existem diversas discussões ao redor do mundo que defendem o fato de que outras produções mais antigas já continham mensagens secretas. Uma dessas teorias afirma que, provavelmente, a mais antiga de todas seria a da obra Escola de Atenas, de 1511, onde o artista Rafael o teria pintado de forma escondida no meio dos outros pensadores presentes no quadro.