Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Procurando Nemo

A triste cena de 'Procurando Nemo' que quase foi ainda mais traumatizante

Veja como uma cena de 'Procurando Nemo' poderia ter um impacto totalmente diferente caso não tivesse sido modificada antes de chegar aos cinemas

Cena de 'Procurando Nemo' - Reprodução/Disney
Cena de 'Procurando Nemo' - Reprodução/Disney

Chegando aos cinemas em 2003 sob o selo Disney e Pixar, 'Procurando Nemo' apresentou a história do peixe-palhaço que dá título a trama e seu pai, Marlin. Na obra, Nemo não leva a sério os conselhos de seu pai super protetor e acaba deixando o oceano após ser capturado por um mergulhador, o que faz com que Marlin embarque em uma aventura ao lado de uma cirurgião-patela com perda de memória recente chamada Dory na tentativa de trazer seu filho de volta ao lar submerso.

A narrativa é repleta de momentos verdadeiramente assustadores e cheios de emoção, como quando Marlin e Dory são perseguidos pelo gigante tubarão Bruce, ou quando a jovem garota Darla, que surge no consultório de dentista onde Nemo passou a viver após ser tirado do mar, quase adota o pequeno peixe-palhaço, o fazendo viver um verdadeiro pesadelo em um saco plástico.

Ainda assim, antes mesmo disso tudo acontecer, outra cena, apresentada logo nos primeiros minutos de duração do filme também é capaz de despertar as mesmas sensações. Isso porque Marlin e sua esposa, Coral, estavam prestes a se tornar pais, com muitos ovos para chocar em uma anêmona na Grande Barreira de Corais. No entanto, eles veem o sonho de construir uma grande família ameaçado quando uma barracuda se aproxima de onde vivem.

Como resultado, Coral nada desesperadamente até os ovos, na tentativa de proteger seus futuros filhos. Ao perceber, Marlin tenta seguí-la, mas é atingido, ficando inconsciente. Quando Marlin acorda, percebe que o esforço de Coral foi em vão, visto que ela e os ovos foram comidos pela barracuda, encontrando apenas um ovo quebrado — este que viria a se tornar Nemo. Relembre!

Contudo, o que muitos podem não saber, é que essa cena dramática poderia ser ainda mais traumatizante se não houvesse tido uma alteração antes da versão final da animação.

A versão original

Acontece que o animador da Pixar, Jason Deamer, que trabalhou em ‘Procurando Nemo’, revelou em uma entrevista a UNILAD que a cena não seria mostrada no começo do filme, na verdade, ela surgiria como flashback em outro momento da história.

Todavia, ao exibir a animação, Deamer percebeu que ninguém expressou sua opinião sobre o que haviam acabado de assistir, o fazendo pensar que tinham fracassado.

Originalmente você descobria [sobre a morte da mãe de Nemo] por meio de flashbacks. Saímos do cinema e ninguém dizia nada... [Pensamos] 'Acabamos de fazer nosso primeiro filme ruim?'", disse Deamer.

No entanto, tudo foi resolvido quando o co-diretor Lee Unkrich decidiu reposicionar a cena, a colocando nos primeiros minutos de duração do título, evitando que o público tivesse sentimentos conflitantes com relação a Marlin, assim como possibilitando que o impacto emocional se tornasse muito mais tranquilo de processar. 

Quando você não sabia [sobre a morte da mãe de Nemo] no início, você achava que Marlin era um personagem superprotetor e irritante”, disse ele. “Era a mesma filmagem. Não animamos nada novo. [Unkrick] apenas disse ao público mais cedo. Eu sei que é de partir o coração, mas, por outro lado, você simplesmente não sentia empatia pelo comportamento superprotetor [de Marlin].”