Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Tinha que ser o Chaves mesmo! Há 51 anos, estreava a série mexicana mais amada pelos brasileiros

Celebre o aniversário de Chaves com 5 curiosidades sobre a icônica produção que conquistou a América Latina

Daniela Bazi Publicado em 21/06/2021, às 19h00 - Atualizado em 25/06/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Chaves - Divulgação/Televisa
Imagem promocional de Chaves - Divulgação/Televisa

No dia 20 de junho de 1971, estreava na Televisa a série de comédia que ficaria marcada nos corações milhares de pessoas em toda a América Latina: Chaves. A produção criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños permaneceu ao ar por 49 anos, sendo retirada da televisão latino-americana em 2020 após a falta de acordo entre a emissora e a família do eterno Chaves.

Apesar de ser uma produção mexicana, a história do menino que vivia em um barril e seus colegas da vila é amada até os dias atuais por todo o continente. Para comemorar os 51 anos da turma do Chaves, confira abaixo cinco curiosidades sobre a inesquecível série.

1.  Início inesperado

Chaves não começou como uma série logo de cara. Inicialmente, Bolaños planejou a história apenas para ser um quadro de um programa chamado “Chespirito”. No entanto, conforme revelado por seu próprio filho Roberto Gómez Fernández, os planos acabaram mudando após o público receber tão bem a trama, e se tornou uma série completa.

2. Pequeno Shakespere

Além de ser o nome do programa, Chespirito também era o apelido de Roberto Bolaños. O apelido significa “Pequeno Shakespeare”, e foi dado pelo diretor Agustín Delgado após o mesmo ficar impressionado com um roteiro escrito pelo ator para o filme “Los Legionarios” e dizer que ele era um pequeno William Shakespeare — famoso poeta, dramaturgo e ator inglês.

3. Sucesso internacional

O programa deu tão certo que se tornou praticamente impossível permanecer apenas no México. Dois anos após a sua estreia, “El Chavo del Ocho”, seu título em espanhol, já era exibido para quase todos os países da América Latina. No Brasil, a produção começou a ser transmitida no ano de 1984, através do SBT.

Mas não para por aí! Chaves também já chegou a ser transmitido em nações como Tailândia, Grécia, China e Japão. De acordo com o Istoé, mais de 90 países passaram o programa em suas redes de televisão.

4. Significado do apelido da Dona Clotilde

O apelido “Bruxa do 71”, dado para a personagem Dona Clotilde dentro da série não surgiu do nada. O 71 do nome e do seu apartamento é uma referência ao ano em que a atriz, Angelines Fernández, começou a trabalhar com Bolaños, 1971.

5. O sumiço de Chiquinha

Durante o ano de 1974, a personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, passou um tempo sem aparecer no seriado. Isso aconteceu pois a atriz acabou engravidando e, para a história não ficar sem sentido, os escritores disseram que a filha do Seu Madruga estava morando com as tias no interior.