Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

'Stranger Things': Afinal, quem é Vecna?

O vilão Vecna promete causar mais destruição que o Demogorgon e o Devorador de Mentes. Descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 31/05/2022, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vecna, criatura revelada na quarta temporada de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix
Vecna, criatura revelada na quarta temporada de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix

Buscando destruir toda a humanidade que habita a realidade, as criaturas do Mundo Invertido marcam presença em “Stranger Things” desde a primeira temporada, onde surgiram as primeiras ameaças à pacata cidade de Hawkins: os predadores sombrios, mais conhecidos como Demogorgons.

Mostrando serem apenas os primeiros entre muitos monstros que invadiriam o mundo real, surge na segunda season o Devorador de Mentes, ser responsável por causar diversas perdas em uma longa batalha que até então se mostrava a pior da série.

No entanto, apesar de causarem grandes estragos, os vilões prometem ser facilmente superados pela maldade de Vecna, o novo personagem da realidade paralela apresentado na quarta temporada da série. Mas quem é ele?

A origem de Vecna

Assim como Demogorgon, Vecna é inspirado em um personagem de mesmo nome do jogo “Dungeons & Dragons” que, no game é um feiticeiro maligno que pratica necromancia (ato de adivinhar o futuro com a ajuda dos mortos), e se transforma em um poderoso morto-vivo.

Morra Vecna ​​Morra!
Capa de "Morra Vecna ​​Morra!" um módulo Advanced Dungeons & Dragons / Crédito: Divulgação/ Wizards of the Coast

Relação com Eleven?

Apesar da origem ser relacionada a do Demogorgon, a história de Vecna segue outro percurso. Levando em consideração que o vilão não nasceu no Mundo Invertido, ele se tratava, na verdade, de um humano que acabou sendo enviado a esta realidade paralela, e se transformou em uma besta humanoide.

Para entender melhor esse assunto, é necessário relembrar os acontecimentos da quarta-temporada, visto que o personagem tem grande relação com Eleven.

Na trama, Eleven enfrenta um processo para recuperar seus poderes. Para isso, ela deve relembrar momentos vividos como parte de um experimento no laboratório de Brenner, onde os telespectadores conhecem Peter, um dos funcionários do local que ajuda a garota a lidar com o bullying das outras crianças.

No entanto, em certo momento, Eleven tem sua vida ameaçada e Peter a convence a fugir do local. Para isso, a garota retira o chip de controle de Peter, revelando não só que, na verdade, ele também possuía habilidades telepáticas, mas também que ele era o número Um, o primeiro individuo estudado pela pesquisa.

Além disso, é revelado que Peter é o real responsável pelas mortes vistas nos minutos iniciais do primeiro episódio da nova temporada.

Eleven
Eleven no primeiro episódio da quarta temporada de "Stranger Things" / Crédito: Divulgação/ Netflix

Como ele acabou no Mundo Invertido?

Durante uma conversa entre Eleven e Nancy sobre o ataque do vilão contra a irmã de Mike, é revelado que, antes de ser estudado no laboratório de Brenner, Peter vivia uma vida comum sendo filho de Victor Creel.

Apesar disso, ele desprezava a todos ao seu redor — inclusive a sua família, a qual matou e incriminou seu pai que, ao retornar do transe mental, acreditava que as mortes foram causadas por um demônio, mas que acabou sendo condenado pelo ocorrido.

Ainda assim, o garoto foi descoberto por Brenner, se tornando o número um, e permanecendo no local até a tentativa de fuga, onde Eleven se recusou a deixar o laboratório com ele. Revoltado com a negação de Eleven, ele tenta matá-la. No entanto, a jovem que tem seus poderes potencializados após se lembrar do amor de sua mãe, acaba abrindo um portal que envia Peter para o Mundo Invertido, fazendo com que ele se transforme em Vecna.

Vecna
Vecna / Crédito: Divulgação/ Netflix