Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Star Wars Day: Por onde anda o elenco do primeiro filme?

Há 44 anos, o episódio 4: “Uma Nova Esperança” foi lançado. Mas, por onde andam os atores hoje em dia? A gente te mostra!

Caio Tortamano / Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 04/05/2021, às 12h49 - Atualizado às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Star Wars episódio 4: “Uma Nova Esperança” (1977) - Divulgação/LucasFilm
Cena de Star Wars episódio 4: “Uma Nova Esperança” (1977) - Divulgação/LucasFilm

Hoje, 4 de maio, fãs do mundo inteiro celebram o Star Wars Day. A data foi definida por um trocadilho com a icônica frase “Que a Força esteja com você”. Em inglês, a citação seria “May the Force be with you”, assim, era comum que muitos fizessem uma brincadeira com “May the fourth be with you” (“Que o 4 de maio esteja com você”, em tradução literal).

As comemorações do Star Wars Day começaram em 2011, em um evento realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Na ocasião, aficionados pela saga de George Lucas se reuniram no Cinema Subterrâneo de Toronto para participarem de festividades que incluía a exibição de filmes, uma Game Show de perguntas e outras atividades, como explica matéria da Forbes. 

Hoje, a franquia conta com livros, séries, brinquedos, objetos de decoração e todo o tipo de coisa que se possa imaginar, mas tudo isso começou em 1977, há 44 anos, quando o episódio 4: “Uma Nova Esperança” foi lançado. 

Mas o que aconteceu com os atores do primeiro filme após todos esses anos? Confira nossa lista e descubra!

1. Luke Skywalker (Mark Hamill)

O protagonista da trilogia original de Star Wars é um jovem fazendeiro do distante planeta de Tatooine, que tem o sonho de se tornar um cavaleiro Jedi. O responsável por viver essa popular aventura foi o ator Mark Hamill, que até então não tinha tido nenhum trabalho de destaque a não ser um pequeno papel em uma novela da televisão americana, como explica o The Mirror.

sw
Mark Hamill durante gravações de Star Wars e hoje em dia / Crédito: Wikimedia Commons

Hamill, bem como a maioria das pessoas envolvidas na produção, não podia contar com o estrondoso sucesso comercial, cultural e cinematográfico que a franquia iria se tornar. Quanto às atuações, foram poucos os papéis notórios do artista além de Skywalker.

Porém, ele foi um importante dublador, sendo a voz de personagens como o Coringa em diversas oportunidades entre videogames e desenhos, como explica o Moviepilot. Atualmente, Mark está com 69 anos.


2. Harrison Ford (Han Solo)

O incorrigível mercenário Han Solo foi interpretado pelo icônico ator Harrison Ford. Antes da atuação, no entanto, Ford trabalhava como marceneiro e, inclusive, chegou a fazer um trabalho para o cantor brasileiro Sergio Mendes, como relata matéria do El País.

Harrison encontrou nessa profissão um trabalho mais certeiro e seguro do que a atuação, mas depois de conseguir um papel em um filme de George Lucas, a amizade com o diretor de Star Wars e sua competência lhe abriram muitos caminhos em Hollywood.

sw
Harrison Ford como Han Solo e durante painel da Comic Con em 2015 / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

Ford foi um dos atores que mais teve papéis notórios após Star Wars, estrelando a também icônica saga de Indiana Jones, como o arqueólogo aventureiro; e o futurista Blade Runner, como o caçador de andróides Deckard — ambos verdadeiros clássicos do cinema. Harrison tem 78 anos.


3. Carrie Fisher (Princesa Leia Organa)

Filha da atriz Debbie Reynolds, Carrie Fisher seguiu os passos da mãe, especialmente se dedicando a filmes de comédia no início de sua carreira, como explica matéria da Vanity Fair.

Porém, como todos os outros atores, foi com Star Wars que o patamar e o reconhecimento iriam mudar drasticamente. Fisher está eternizada por dar vida à Princesa Leia, figura líder da Aliança Rebelde, mas também membro do Senado Imperial; e irmã de Luke Skywalker.

A atriz teve a vida marcada por algumas polêmicas acerca de sua vida íntima, como o fato de ter admitido o uso frequente de cocaína e remédios, além de ter sido diagnosticada com transtorno bipolar, como relata matéria do Psychology Today.

sw
Carrie Fisher em 1978 (esq.) e 2013 / Crédito: Wikimedia Commons

Porém, os últimos anos de sua vida foram marcados pela volta por cima que deu em sua carreira, tendo se dedicado a causas sociais na última década, como direitos femininos, causas LGBT, entre outros, como explica o The Independent.

Carrie faleceu em 27 de dezembro de 2016, aos 60 anos, enquanto estrelava os telões novamente como a princesa Leia. Segundo o The Guardian, a perda foi tão impactante e inesperada, que afetou até mesmo sua mãe, que morreu dias depois.

++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.