Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Podcasts

Spotify lança "Mitos e Lendas" e "Calunguinha - O Cantador de Histórias", projetos focados em podcasts para crianças

"Calunguinha - O Cantador de Histórias" terá seu primeiro episódio disponibilizado amanhã, 28; Confira detalhes!

Redação Publicado em 27/05/2022, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens promocionais de "Mitos e Lendas" e "Calunguinha - O Cantador de Histórias" - Divulgação/ Spotify
Imagens promocionais de "Mitos e Lendas" e "Calunguinha - O Cantador de Histórias" - Divulgação/ Spotify

Novidades quentinhas! O Spotify lançou dois novos projetos focados nos pequenos: o podcast “Mitos e Lendas” que teve seu primeiro episódio exibido em 23 de maio e “Calunguinha - O Cantador de Histórias”, projeto que estreará amanhã, 28, na plataforma.

Começando por “Mitos e Lendas”, este novo show conta as histórias de deuses, deusas e heróis de culturas ao redor do mundo e pretende levar os ouvintes de volta às antigas civilizações grega, nórdica, hindu, egípcia, asteca e europeia em um épico curso intensivo de 25 episódios. Confira a apresentação!

Já “Calunguinha - O Cantador de Histórias”, é um podcast idealizado por Lucas Moura e Stela Nesrine que apresenta 12 histórias cantadas para crianças inspiradas em importantes figuras negras para histórias do Brasil e do mundo.

Os episódios contam com a narração de artistas da música e da dramaturgia brasileira como Lázaro Ramos, Zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marçal, Aretha Sadick, Luedji Luna, Ícaro Silva, entre outros. Escute o trailer abaixo!

Além disso, o episódio de estreia contará com Lázaro Ramos narrando a história inspirada em Rei Malunguinho, falange espiritual afro-ameríndia presente nos terreiros de Catimbó, Toré e Umbanda, sobretudo da região nordeste do Brasil, inspirada na figura do líder João Batista, do Quilombo de Catucá. Não querendo que a mãe vá pro trabalho e fique só brincando com ele, Calunguinha resolve aprontar - ele tranca a porta de casa e esconde a única chave para abri-la no meio dos seus brinquedos. Diante da situação, sua mãe lhe conta a história de Rei Malunguinho, o grande chaveiro. Líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o quilombo do Catucá, Malunguinho é um negro forte com uma chave mágica capaz de abrir todas as coisas do mundo. Ele pode escolher abrir grandes tesouros, mas ele escolhe abrir celas para salvar os seus irmãos da terrível senzala.

Confira a lista de todos os episódios do projeto:

1. Rei Malunguinho com Lázaro Ramos

2. Luisa Mahin com Roberta Estrela D'Alva

3. João Cândido com Zudizilla

4. Teiniaguá com Naruna Costa

5. Ganga Zumba com Yuri Marçal

6. Xica Manicongo com Aretha Sadick

7. Chaguinhas com Eduardo Silva e participação de Aloísio Letra

8. Teresa de Benguela com Margareth Menezes

9. Galanga com Sidney Santiago Kwanza

10. Zeferina com Luedji Luna e participação de Licínio Januário

11. Preto Cosme com Ícaro Silva

12. Dona Joventina com Solange Couto

Vale lembrar que “Calunguinha - O Cantador de Histórias” surgiu após o casal de criadores, Lucas Moura e Stela Nesrine, sentirem falta de conteúdos autorais de áudio focados no povo negro para apresentar ao Caê, de 5 anos, filho de Stela e enteado de Lucas, na tentativa de encontrar atividades fora da tela. 

Calunguinha nasceu em uma dessas noites de pandemia quando Caetano não queria dormir. Zeramos todas as histórias e cantigas possíveis e discutimos sobre a necessidade de mais conteúdo para crianças, e principalmente para crianças pretas. Stela que me disse: por que não criamos um podcast? E desse dia até o Sound Up foi o tempo de um sonho”, conta Lucas.

Assim, o podcast ganhou vida durante a participação deles no programa Sound Up, uma iniciativa do Spotify que apoia criadores de conteúdo de comunidades sub-representadas, em especial negros e indígenas.

Propus para o Lu inscrever o Calunguinha, um personagem que ele criou para o teatro, no Sound Up. Fizemos os textos da inscrição e enviamos em uma convicção muito grande, mas sem noção nenhuma da grandiosidade do que iríamos enfrentar”, completa Stela.