Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

Quantas vezes Walt Disney recebeu um Oscar Honorário?

Sendo o maior vencedor do Oscar, descubra quantos prêmios honorários Walt Disney já recebeu da principal premiação do cinema mundial

Walt Disney e Shirley Temple com o Oscar Honorário de "Branca de Neve" - Bettmann/Getty Images
Walt Disney e Shirley Temple com o Oscar Honorário de "Branca de Neve" - Bettmann/Getty Images

Até os dias atuais, Walt Disney segue sendo o maior vencedor na história do Oscar, a principal premiação do cinema mundial, com 22 vitórias e 59 indicações, segundo dados repercutidos pelo portal ScreenRant.

Entre suas estatuetas, três delas são consideradas Oscars Honorários, antigamente conhecidos como “Prêmios Especiais”, concedidos pela Academia a pessoas específicas devido a suas realizações revolucionárias para o cinema, para produções que acabaram não se encaixando nas categorias, quando for considerado apropriado pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O primeiro Oscar Honorário de Walt Disney veio no mesmo ano em que ele recebeu sua primeira estatueta, em 1932, na quinta edição da premiação. Na ocasião, além de levar o troféu de “Melhor Curta de Desenho Animado” por “Flowers and Trees”, também foi homenageado pela criação de Mickey Mouse, considerado um dos personagens de animação mais importantes já criados na história.

Mickey Mouse
Mickey Mouse em cena de "Steamboat Willie" / Crédito: Reprodução/ Disney

Seu segundo, e talvez mais conhecido, Oscar Honorário chegou em 1939, pela criação de “Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro filme longa-metragem de animação da história do cinema. O prêmio, entregue pelas mãos da atriz mirim Shirley Temple, no entanto, se tornou ainda mais popular devido ao seu formato, completamente diferente da estatueta original.

Isso porque, além do Oscar de tamanho normal, o prêmio também veio acompanhado de outras sete estatuetas menores em degraus, fazendo referência aos protagonistas da produção.

Oscar Honorário de Walt Disney e suas sete miniaturas
Oscar Honorário de Walt Disney e suas sete miniaturas / Crédito: David McNew/Getty Images

A ideia do design teria surgido do presidente da Academia na época, o cineasta Frank Capra, e concedido à Disney para homenagear a “significativa inovação cinematográfica do filme, que encantou milhões e foi pioneira em um novo e grande campo de entretenimento para o desenho animado”, conforme descreve o blog da The Walt Disney Family Museum.

O terceiro e último Oscar Honorário de Walt veio em 1942, pela criação do filme “Fantasia”, responsável pela contribuição para o avanço do uso do som no cinema através do Fantasound System, sistema que, com o intuito de proporcionar uma boa experiência audiovisual aos amantes das animações, aproximava o público da sensação de ouvir uma orquestra ao vivo.

Mickey Mouse em 'Fantasia' (1940)
Mickey Mouse em 'Fantasia' (1940) / Crédito: Reprodução/ Disney

Inicialmente, a tecnologia, que é precursora do som surround dos dias de hoje, surgiu apenas como uma alternativa para transmitir os sons dos filmes de forma limpa, corrigindo os problemas do sistema mono, que apresentava ruídos e distorções.

Por isso, no começo, foi instalado em apenas 13 salas de cinema nos Estados Unidos, contudo, acabou se tornando um grande facilitador por trazer o som estéreo para as salas pela primeira vez, elevando a qualidade do áudio e se espalhando por todo o país.