Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Qual é a primeira tirinha em que a Mônica aparece?

Há exatos 60 anos, Mônica fazia sua estreia nas tirinhas de Mauricio de Sousa. Confira qual é!

Redação Publicado em 16/08/2022, às 17h11 - Atualizado em 21/03/2023, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Personagem Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Dia de festa! Nesta terça-feira, 21, Mônica, uma das personagens mais clássicas de Mauricio de Sousa está fazendo 60 anos que completa 7 anos de idade. Sendo inspirada na filha do quadrinista, Mônica não foi a primeira da turminha. Antes da Dona da Rua, já existiam Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento.

A estreia oficial da Mônica acontece em 1963, em uma tirinha do Cebolinha publicada no jornal Folha da Manhã. Na cena, a garota não possui nenhuma fala, mas aparece junto de seu inseparável Sansão — que na época não possuía nome —, e dá a sua clássica coelhada no menino. Veja!

O primeiro gibi

Até o lançamento da primeira revistinha de Turma da Mônica, a galera do Limoeiro passou pouco mais de uma década aparecendo apenas nas tirinhas de jornal.

O primeiro gibi foi lançado em maio de 1970 pela editora Abril, com o nome “Mônica e Sua Turma”, e contava com a participação de todos os personagens criados por Mauricio até aquela época. Foi a partir dessa publicação que Mauricio de Sousa ganhou maior destaque nacional, e conseguiu contratar mais ilustradores para lhe ajudar na produção dos quadrinhos.

gibi mônica
Crédito: Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Três anos após o primeiro gibi da Mônica, foi a vez de Cebolinha ganhar a sua própria revistinha, seguido por Cascão, em 1982, e Magali, em 1989. Hoje em dia, a turma mais querida do Brasil já conta com mais de 400 personagens, além de 1 bilhão de gibis vendidos dentro e fora do País.

Mas não para por aí! Atualmente, a Turma da Mônica também possui outras versões além da clássica onde todos os personagens ainda são crianças. Em “Turma da Mônica — Geração 12”, todos são pré-adolescentes e possuem aproximadamente 12 anos. Já em “Turma da Mônica Jovem”, a galera do Limoeiro já está bem maior, e são alunos do ensino médio.

Live-action

Com um sucesso cada vez maior, a turminha não conseguiu ficar apenas nas revistinhas e também ganhou versões em live-action, lançadas nos cinemas e nas plataformas de streaming, sendo eles os filmes “Turma da Mônica — Laços” (2019) e “Turma da Mônica — Lições” (2021), e o seriado “Turma da Mônica — A Série”, que estreou pelo Globoplay em julho de 2022.

A produção acompanha Mônica e seus amigos em um novo mistério, após a acusação de que eles foram os responsáveis por sabotar a festa de Carminha Frufru. Além disso, o caso acaba sendo investigado pela maior fofoqueira do bairro, Denise, fazendo com que Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, superem suas inseguranças e revelem segredos para desvendar o enigma.

“Turma da Mônica — A Série” conta com o retorno de Daniel Rezende na direção, além dos atores Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Gabriel Moreira e Laura Rauseo nos papéis de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Confira o trailer!