Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual é o final de Wanda em Doutor Estranho 2?

Se tornando a principal antagonista do filme, algumas decisões de Wanda podem gerar consequências inesperadas. Confira!

Redação Publicado em 12/05/2022, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Feiticeira Escarlate em cena de “Doutor Estranho No Multiverso da Loucura” - Divulgação/ Marvel Studios
A Feiticeira Escarlate em cena de “Doutor Estranho No Multiverso da Loucura” - Divulgação/ Marvel Studios

Cuidado, spoilers! O segundo filme do Mestre das Artes Místicas, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” aborda não só as possibilidades abertas pelo Multiverso, mas também as suas consequências — estas que são vividas na pele por Stephen Strange, Wong, América Chavez a também pela principal antagonista do longa, a Feiticeira Escarlate.

Também conhecida como Wanda Maximoff, a personagem que é interpretada por Elisabeth Olsen no Universo Cinematográfico Marvel desenvolve um grande papel no filme que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 4 de maio. No entanto, sua cena final causou dúvidas sobre o futuro da personagem no MCU. Afinal, foi um sacrifício ou não?

Para entender a questão, é necessário relembrar a trama da vingadora no longa-metragem: determinada a encontrar Billy e Tommy, seus filhos de outras realidades, Wanda acaba se corrompendo a magia do Darkhold, o poderoso livro de feitiços.

Com a sanidade abalada pelo uso do artefato e pela obsessão de encontrar os gêmeos, a bondade da personagem é destruída e ela começa a cometer uma série de atrocidades para localizar America Chavez, a heroína que pode viajar através do multiverso.

Nas cenas finais, Wanda acaba atingindo seu objetivo e encontrando Billy e Tommy em outro mundo. No entanto, a visita não ocorreu como ela planejava, visto que as crianças ficaram amedrontadas ao presenciarem as maldades cometidas por ela.

O acontecimento faz com que a personagem recupere sua consciência, a fazendo tomar uma importante decisão: eliminar o Darkhold de todo o multiverso.

Assim, para que ninguém volte a utilizar os feitiços, além de eliminar o livro, a Feiticeira Escarlate destrói seu santuário, visto que os feitiços também estavam gravados nas paredes do local — e é nesse momento que sua permanência no MCU se torna ameaçada.

Como assim?

Na cena, Wanda começa a proferir um feitiço sentada em seu altar enquanto tudo ao seu redor começa desmoronar e se tornar apenas escombros, dando a entender que a poderosa Feiticeira Escarlate se sacrificou para manter a ordem no Multiverso — mas pode não ter sido bem assim.

A luz da esperança?

Enquanto o santuário se transforma em ruinas, flashs de luzes vermelhas da magia da personagem podem ser vistos atravessando os destroços do lugar, indicando que Wanda pode ter saído com vida da situação.

Além disso, após o acontecimento, não é mostrado ao público o corpo da vingadora. Assim uma regra do cinema pode ser aplicada: Sem corpo, sem personagem morto.

Por fim, em uma entrevista realizada para o On Demand Entertainment, Elizabeth Olsen revelou que aceitaria voltar a interpretar a personagem em um filme solo, indicando que a personagem ainda poderá fazer parte de futuras produções.