Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Chico Bento

Por que só o Chico Bento tem dedos nos pés na Turma da Mônica?

Já reparou que, na Turma da Mônica, apenas Chico Bento possui dedos nos pés? Entenda o motivo por trás dessa curiosidade!

Daniela Bazi Publicado em 17/08/2022, às 18h34 - Atualizado em 10/03/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do Chico Bento, da Turma da Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Imagem promocional do Chico Bento, da Turma da Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

A Turma da Mônica é uma das franquias mais bem sucedidas do Brasil. As histórias criadas por MauriciodeSousa marcaram a vida de famílias inteiras, ajudando na alfabetização das crianças, ou simplesmente sendo um dos melhores companheiros na hora da diversão.

Apesar de ser extremamente popular dentro e fora do país, ainda existem alguns fatos sobre a turminha que muitos fãs possuem dúvidas. Entre os questionamentos mais populares, está o do por que que o Chico Bento é o único personagem que possui dedos nos pés.

Explicação

De acordo com Mauricio de Sousa, existem dois principais motivos para esse fato. O primeiro é de que o personagem foi criado em uma época em que o cartunista ainda tinha tempo para desenhar detalhes em seus personagens. Tanto que, naquela época, todos possuíam sapatos.

“Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”, disse o cartunista em entrevista ao O Globo.

Nos quadrinhos de hoje em dia, apenas Cebolinha aparece com calçados. Porém, durante a primeira aparição da Mônica, nós podemos reparar que a Dona da Rua não está descalça como a vemos atualmente.

Já o segundo motivo é relacionado a característica do personagem. Segundo Mauricio, ele precisava de algum item para reforçar a ideia que Chico Bento é caipira, e a forma que encontrou para representar o que queria são os pés no chão, sempre em contato com a natureza.

Chico Bento Moço

Apesar de aparecer sempre com os pés descalços nos gibis principais, isso não acontece sempre nos quadrinhos da versão jovem da Turma da Mônica. Em suas HQs, intituladas “Chico Bento Moço”, o personagem já apareceu por diversas vezes calçado.

chico bento moço
Capa de uma das HQs de 'Chico Bento Moço' / Crédito: Divulgação/Panini Comics/Editora Mauricio de Sousa 

Além disso, vale lembrar que Chico Bento também ganhará um live-action, previsto para estrear em 2023. O público teve a oportunidade de conferir uma pequena prévia do que está por vir na cena pós-créditos de “Turma da Mônica – Lições” (2021), onde o personagem aparece com sua clássica blusa amarela, shorts azuis, chapéu de palha e, claro, descalço.

Já nesta sexta-feira, 10, foi revelado que o influenciador mirim Isaac Amendoim será o ator responsável por dar vida a Chico Bento no novo live-action.

Confira a prévia!