Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Perséfone

Por que Perséfone, a primeira princesa, é tão importante para a Disney?

Descubra quais são os motivos que fazem com que Perséfone, apresentada em ‘A Deusa da Primavera’, tenha adquirido extrema importância para a Disney

Perséfone - Reprodução/Disney
Perséfone - Reprodução/Disney

Você sabia que Branca de Neve não foi a primeira princesa criada pela Disney? A verdade é que a pioneira entre as detentoras desse título foi Perséfone, personagem que é e filha de Zeus, o rei dos deuses e senhor do Olimpo, com Deméter, a deusa da colheita e da fertilidade.

A princesa surgiu no ano de 1924 através do curta-metragem que pertence à série ‘Silly Symphonies’, ‘A Deusa da Primavera’, baseada em um antigo mito da Grécia Antiga, intitulado “Rapto de Perséfone”, onde Perséfone é raptada por Hades, deus do mundo dos mortos, a fim de torná-la sua esposa, fazendo com que o mundo viva um longo inverno.

Com 10 minutos de duração, mais que apresentar a primeira princesa do estúdio, a trama foi responsável por introduzir alguns processos de criação que transformaram a história da Disney e serviram de base para outras grandes produções que vieram depois, se tornando extremamente importante para o selo. Descubra alguns deles abaixo:

Método de animação para personagem humano

Isso porque, ‘A Deusa da Primavera’ marca a primeira vez que personagens humanos surgiram nas produções da empresa fundada por Walt e Roy Disney, visto que, antes disso, apenas animais e vegetações faziam parte da lista de seres e coisas que o estúdio animava.

Assim, foi nesta produção que a equipe de animadores, sendo os principais deles, Ham Luske e Les Clark, puderam testar diversas formas para fazer com que a personagem agisse de maneira realista nas telas, sendo uma delas, a modelagem de movimentos por meio de ações reais de uma pessoa real, nesse caso, através dos gestos da esposa de Luske, Frankie.

Com isso, a produção desse curta serviu de preparação para o primeiro longa-metragem animado do estúdio: ‘A Branca de Neve e os Sete Anões’, visto que foi através desse título que os animadores entenderam o que não funcionava e o que poderia ser replicado em outros títulos. Tanto é que, a princesa envenenada por uma maçã, possui alguns traços semelhantes com Perséfone, como a forma de segurar a saia do vestido, por exemplo.

Relembre a animação na íntegra:

Criação das Folhas de Design de Personagem

Mais que isso, foi com ‘A Deusa da Primavera’ que foi desenvolvido um novo método para criar personagens: as Folhas de Design de Personagem.

Esse processo, criado por artistas e animadores da Disney, consiste em criar fichas que apresentem os personagens em diferentes ângulos, poses e expressões, já que esses deverão ser usados como guia para manter proporções apropriadas e as principais características dessas figuras mesmo em frames ou tamanhos diferentes.