Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Curiosidade

Por que ler pode dar sono?

Neurologista explica porque a leitura pode dar sono em algumas pessoas

Redação Publicado em 29/10/2021, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que ler pode dar sono? - Freepik
Por que ler pode dar sono? - Freepik

Embora a leitura seja um ótimo hábito, algumas pessoas podem sentir um pouco de sono ao fazer isso, principalmente se lerem de noite. Bom, de acordo com o Science Focus da BBC, as pessoas geralmente tentam ler em um ambiente tranquilo e confortável, e essas condições são ideais para dormir. Ler também acalma a mente e desvia o foco de quaisquer preocupações que possam mantê-lo acordado.

“Para muitas [pessoas], ler pode ser relaxante e agradável, o que pode colocar sua mente e corpo na mentalidade ou humor adequados para ir dormir”, explica Dr. Raman Malhotra, neurologista e membro do conselho da American Academy of Sleep Medicine diretores, ao Refinery29. “O principal motivo pelo qual a leitura pode ajudar alguns a adormecer é que permite que sua mente descanse e relaxe antes de apagar as luzes para adormecer.”

A concentração necessária para processar cada palavra pode ser bastante exaustiva também, especialmente se a sua escolha for densa. E ler linha após linha de qualquer coisa pode fazer você sentir vontade de dar um tempo aos olhos.

Todos esses fatores tornam a leitura uma ótima atividade para adicionar à sua rotina antes do sono, se você estiver procurando maneiras de adormecer mais rápido. Mas se o impulso de cochilar do seu corpo está continuamente impedindo você de apreciar um bom livro, existem alguns truques para impedi-lo. Book Riot sugere leitura à tarde ou, em vez disso, tentar um audiolivro. Ler em um lugar que não seja a sua cama - de preferência onde você está sentado, em vez de deitado - também pode ajudar. Ler em um local público, como um café ou parque, também pode desencorajar o cochilo.