Recreio
Entretenimento / Personagens

Por que a Elsa e a Anna não fazem parte do grupo de princesas da Disney?

Mesmo sendo um dos maiores sucesso das animações, as irmãs não fazem parte do seleto grupo. Descubra o motivo!

Daniela Bazi Publicado em 09/01/2022, às 13h00

Cena da animação Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) - Divulgação/Disney
Cena da animação Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) - Divulgação/Disney

Frozen é uma das franquias mais bem sucedidas de toda a história da animação mundial. No entanto, mesmo com tanto sucesso, por que Elsa e Anna não são consideradas princesas da Disney assim como as outras clássicas personagens?

Existem dois motivos para essa questão, e a primeira delas está ligada a algumas regras impostas pelo estúdio para que uma personagem possa ser considerada realmente uma princesa. Vale lembrar que, atualmente, a formação oficial das Princesas Disney conta com doze nomes: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida e Moana.

Para participar deste seleto grupo, a garota deve ser filha de reis, se casar com algum membro da realeza ou cometer um grande ato de heroísmo – que é o motivo que explica a presença de Mulan, já que a mesma salvou a China. Além disso, a personagem não pode ter surgido em um filme de continuação, deve ser a protagonista de seu próprio longa e precisa ser, no mínimo, metade humana.

princesas disney
As princesas da Disney / Crédito: Divulgação/Disney

Analisando essas regras, podemos perceber que Elsa e Anna se encaixam perfeitamente nelas, exceto por um mínimo detalhe: ambas foram coroadas como rainhas em sua história.

A mais velha acaba recebendo o título ainda no primeiro filme, após a morte de seus pais, enquanto a caçula se torna soberana após a irmã decidir que vai viver como o quinto espírito na Floresta Encantada em Frozen 2. Dessa forma, não tem como elegê-las princesas sendo que, literalmente, as duas já são rainhas de Arendelle.

Já o segundo motivo que as impede de entrar no grupo é exatamente o seu estrondoso sucesso. A marca Frozen sozinha já consegue arrecadar um bom dinheiro para a Disney com a venda de seus inúmeros produtos, sem a necessidade de juntar as personagens principais com as outras clássicas princesas do estúdio.