Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

'Percy Jackson e os Olimpianos': Rick Riordan se pronuncia sobre ataques contra nova Annabeth

Na semana passada, a atriz Leah Sava Jeffries foi escalada para viver a protagonista feminina Annabeth Chase na nova série

Redação Publicado em 11/05/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leah Sava Jeffries, Walker Scobell, Aryan Simhadri e o escritor Rick Riordan em imagem promocional de "Percy Jackson e os Olimpianos" - Divulgação/Disney+
Leah Sava Jeffries, Walker Scobell, Aryan Simhadri e o escritor Rick Riordan em imagem promocional de "Percy Jackson e os Olimpianos" - Divulgação/Disney+

Após a Disney+ anunciar que Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri iriam interpretar Annabeth Chase e Grover Underwood em “Percy Jackson e os Olimpianos”, os atores começaram a sofrer diversos ataques racistas nas redes sociais. O movimento teve uma intervenção nesta terça-feira, 10, onde Rick Riordan, o escritor das histórias da saga, defendeu a escolha da dupla.

Dentre os artistas escolhidos, a decisão de escalar Leah foi a que mais gerou críticas entre uma parcela dos fãs, que passaram a defender que a jovem não deve vivenciar o papel, pois, não possui as mesmas características físicas de Annabeth, visto que nos livros, a personagem é descrita como sendo branca, loira e de olhos claros.

Diante a situação, Riordan escreveu uma carta aberta em seu blog pessoal destinada ao ocorrido onde desabafou que “É uma pena que esses posts precisem ser escritos, mas eles precisam.” Além disso, o ator esclareceu que o texto refletia apenas a sua opinião: “Esses pensamentos são apenas meus. Eles não necessariamente refletem ou representam as opiniões de qualquer parte da Disney, do programa de TV, da equipe de produção ou da família Jeffries”.

Em seguida, Riordan revelou que durante a seleção do elenco, a prioridade foi levar em consideração a personalidade tanto dos atores quanto dos personagens, e não as características físicas, visto que a equipe tinha como intuito trazer diversidade e inclusão também nos nomes que compõem o filme.

A resposta ao elenco de Leah foi extremamente positiva e alegre, como deveria ser. Leah traz tanta energia e entusiasmo para esse papel, tanto da força de Annabeth. Ela será um modelo para as novas gerações de garotas que verão nela o tipo de heroína que querem ser”, continuou o escritor.

Logo após, Riordan destacou: “Se você tiver um problema com esse elenco, no entanto, fale comigo. Você não tem mais ninguém para culpar. O que quer que você tire desta postagem, devemos concordar que intimidar e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado. Por mais forte que Leah seja, por mais que tenhamos discutido o potencial para esse tipo de reação e a intensa pressão que esse papel trará, os comentários negativos que ela recebeu online estão fora de linha. Eles precisam parar. Agora.”

Por fim, defendeu mais uma vez a escolha dos atores se colocando como foco ao dizer: “Você se recusa a acreditar em mim, o cara que escreveu os livros e criou esses personagens, quando digo que esses atores são perfeitos para os papéis por causa do talento que trazem e da maneira como usaram suas audições para expandir, melhorar e eletrificar as falas que eles foram dados.”

Uma vez que você veja Leah como Annabeth, ela se tornará exatamente do jeito que você imagina Annabeth, supondo que você dê a ela essa chance, mas você se recusa a acreditar que isso pode ser verdade. Você está julgando a adequação dela para esse papel única e exclusivamente pela aparência dela. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrito nos livros como branco. Amigos, isso é racismo”, finalizou Riordan.

Vale lembrar que, a trama acompanhará a história do jovem semideus Percy Jackson (Walker Scobell), de apenas 12 anos, que ainda está aceitando seus poderes, quando Zeus o acusa de roubar seu raio. Assim, ele entrará em uma grande aventura para encontrar o item e devolvê-lo ao Deus do Olimpo.

‘Percy Jackson and the Olympians’ é uma série desenvolvida para a plataforma de streaming Disney+ que possui a trama derivada dos livros escritos por Rick Riordan. A produção que deverá ter a gravação dos episódios iniciada em 1º de junho, contará com a direção de James Bodin (Alice Através do Espelho), enquanto Riordan e Jon Steinberg formam a dupla responsável por escrever o episódio piloto.