Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

A Pequena Sereia: Ariel não usa biquíni de conchas no live-action; descubra o motivo!

A clássica peça que surge na animação de 'A Pequena Sereia' lançada em 1989 ficou de fora da adaptação em carne e osso

Redação Publicado em 05/06/2023, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação e do live-action de 'A Pequena Sereia' - Reprodução/ Disney
Cena da animação e do live-action de 'A Pequena Sereia' - Reprodução/ Disney

Lançado em 25 de maio no Brasil, o live-action de ‘A Pequena Sereia’ se destaca não só por adaptar a trajetória da princesa Ariel para a trama em carne e osso mais de três décadas depois da estreia do enredo animado, mas também, por trazer alterações e inclusões que ajudam a enriquecer a história.

Dentre as mudanças, é possível destacar o visual de Ariel, personagem vivida pela atriz e cantora Halle Bailey, que no longa-metragem dirigido por Rob Marshall não utiliza o clássico biquíni de conchas violeta visto no filme de 1989 — por que isso acontece?

A resposta foi concedida pela figurinista da produção, Colleen Atwood, em entrevista à revista Harper’s Bazaar (via Cinebuzz), que explicou que a decisão foi tomada, devido à dificuldade estética de tornar os objetos bonitos no corpo, assim como pela prioridade visual do filme, que era deixar o visual das sereias mais parecidos com a de um peixe.

Nós nos afastamos dessa ideia… Acho que queríamos ter uma qualidade mais parecida com um peixe para as meninas. Só jogar conchas em seus seios parecia uma escolha estranha. E quando você começa a colocar conchas em corpos de verdade, fica difícil deixá-los bonitos, acredite. Escolhemos um bralette que ainda tem uma vibe de peixe, mas não era tão agressivo quanto um sutiã de concha”, disse Atwood.

Vale lembrar que Colleen já havia dito em um comunicado oficial da Disney, que cada uma das filhas do rei Tritão e da rainha Athena no live-action, que além de Ariel incluem Caspia (Nathalie Sorrell), Indira (Simone Ashley), Karina (Kajsa Mohammar), Mala (Karolina Conchet), Perla (Lorena Andrea) e Tamika (Sienna King), representam um dos sete mares, e tiveram suas caudas e cabelos inspirados em peixes exóticos:

Nós nos inspiramos em peixes exóticos para as caudas e os cabelos dessas mulheres aquáticas. Foi muito divertido descobrir cada peixe e dar a ele uma forma humana. Não há inspiração mais bonita do que os oceanos e os peixes que vivem neles”, revelou Atwood.

Ainda sobre as escolhas do figurino, no mesmo bate-papo com a Harper’s Bazaar, a figurinista que além da trama de Ariel também esteve em produções como “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Alice no País das Maravilhas”, revelou detalhes sobre o visual do Rei Tritão (Javier Bardem) e Úrsula (Melissa McCarthy):

Quando os atores estavam trabalhando, eles usavam os trajes de captura de movimento 90% do tempo“, disse ela. “Mas a armadura do Rei Tritão – ele estava realmente usando. A roupa de Úrsula de Melissa McCarthy, ela usava na maior parte do tempo. Essa foi difícil. Tinha que ser como um figurino de dança, mas ainda se parecer com Úrsula, então tivemos que descobrir onde as pernas de polvo terminavam e a fantasia começava, e também onde o corpo humano se encaixava naquela fantasia. Esse foi um processo complexo”.

Mais sobre "A Pequena Sereia"

O live-action "A Pequena Sereia" é uma adaptação da animação dirigida por John Musker e Ron Clement, dupla que tiveram como inspiração o conto de Hans Christian Andersen lançado na década de 1930 para a construção da história de Ariel, a filha caçula do Rei Trião que parece não se encaixar na realidade no fundo do mar, visto que sonha em viver entre os humanos na superfície, desejo esse que a leva a fazer um perigoso trato com a Bruxa do Mar, a poderosa feiticeira Úrsula.

Além de Halle Bailey, Melissa McCarthy e Javier Barden, o novo filme conta com Jonah Hauer-King para dar vida ao Príncipe Eric. Enquanto isso, o elenco de vozes original traz Awkwafina ('Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis') para dublar Sabidão, Jacob Tremblay ('Extraordinário'), como o Linguado e Daveed Diggs como o Sebastião.

O roteiro é assinado por David Magee ('As Aventuras de Pi') e Jane Goldman ('X-Men: Primeira Classe'). Já a trilha sonora fica sob os cuidados de Alan Menken, compositor que ao lado de Howard Ashman foi responsável pelas canções do filme lançado no final da década de 80, e de Lin-Manuel Miranda, conhecido por compor as músicas ouvidas em ‘Moana’ e ‘Encanto’.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!