Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mickey Mouse

O outro nome de Mickey Mouse que quase ninguém lembra

Você sabia que, antes de se chamar Mickey Mouse, o famoso ratinho possuía outro nome? Descubra qual e como ele foi mudado!

Mickey Mouse no filme "Os Vilões da Disney" (2001) - Reprodução/Disney
Mickey Mouse no filme "Os Vilões da Disney" (2001) - Reprodução/Disney

No ano de 1927, Walt Disney e Ub Iwerks acabaram perdendo os direitos de Oswald, o Coelho Sortudo, seu primeiro personagem de sucesso nas animações, para os estúdios Universal, liderada pelo produtor e distribuidor Charles Mintz, com quem eles tinham uma parceria.

Dessa forma, para dar a volta por cima, a dupla decidiu que precisava criar um novo personagem que fosse tão famoso quando Oswald — foi assim que, após diversos protótipos, surgiu Mickey Mouse.

De acordo com o documentário “Mickey: A História de um Camundongo”, disponível no Disney+, Walt já contou diferentes versões de como o famoso ratinho surgiu, porém, a mais popular é a de que ele teria sido criado durante uma viagem de trem.

“Mickey Mouse me ocorreu numa viagem de trem de Manhattan para Hollywood, numa época em que os negócios do meu irmão, Roy, e o meu, estavam tão ruins que o desastre parecia estar logo ali”, diz Walt Disney no documentário.

No entanto, diferente do que muitos imaginam, o nome que conhecemos hoje não foi o primeiro do ratinho. Inicialmente, Walt queria que o personagem se chamasse Mortimer Mouse, porém, conforme apontado no livro “Walt Disney's Mickey Mouse, The Ultimate History”, de JB Kaufman e David Gerstein, a esposa de Disney, Lillian, teria sido contra a ideia, sugerindo que o nome fosse Mickey Mouse.

O renomado cineasta acatou a ideia da amada e, segundo Eric Goldberg, animador da Disney, durante o documentário “Mickey: A História de um Camundongo”, essa se tornou uma das decisões mais importantes da criação de um personagem na história.

A volta de Mortimer

Contudo, se engana quem imagina que Mortimer Mouse acabou sendo apenas descartado por Walt Disney. O quase primeiro nome de Mickey Mouse acabou surgindo em suas animações, porém, dando vida ao inimigo do rato mais famoso do mundo.

Sua estreia aconteceu no curta “Mickey's Rival” ("O Rival do Mickey", em português), de 1936, sendo retratado como um rato arrogante e covarde, que tentou conquistar Minnie Mouse antes de Mickey — mas com seus planos dando completamente errados. Na dublagem em português, no entanto, Mortimer aparece com outro nome: Ranolfo.

Após sua primeira aparição, Mortimer chegou a surgir em algumas histórias em quadrinhos entre as décadas de 1940 e 1950, e só voltou às telonas em 1999, no filme “Aconteceu no Natal do Mickey”, como o chefe ganancioso de Minnie na loja de departamento em que trabalhava.