Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mônica

60 anos de Mônica: O dia em que a Dona da Rua não usou vermelho

Apesar de não abandonar o clássico vestidinho, a peça surgiu em outra cor por um bom motivo; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 04/08/2022, às 16h09 - Atualizado em 21/03/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mônica e seu coelinho, Sansão - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Mônica e seu coelinho, Sansão - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Nesta terça-feira, 21, a nossa eterna Dona da Rua celebra 60 anos que possui 7 anos de idade. Desde que surgiu pela primeira vez nas tirinhas de jornais em 1963, Mônica sempre foi retratada com o seu clássico vestido vermelho — ou quase sempre, visto que houve uma data em que a personagem principal do universo criado por Mauricio de Souzanão usou a icônica peça do vestuário: 25 de novembro de 2016.

Vestido laranja?

Nesse mesmo dia, Mônica surgiu nas redes sociais da Turma abandonando o vermelho e usando vestido completamente laranja, porém há uma boa razão para a mudança, visto que a personagem, foi escolhida para representar o projeto #DonasdaRua, iniciativa que tem como objetivo estimular a autoestima das meninas, além de reforçar os direitos que devem ser respeitados para que todas sejam o que quiserem ser. Relembre!

Por que em 25 de novembro?

A data corresponde à campanha #TorneOMundoLaranja, da ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, para celebrar o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, dia instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por que a Mônica?

A personagem foi escolhida, pois, desde que surgiu na tirinha do Cebolinha no jornal chamado Folha da Manhã — atual Folha de S. Paulo — , Mônica demonstrou sua força e conquistou seu espaço sem se inserir nos padrões da sociedade, obtendo o incrível título de Dona da Rua.

Além disso, Mônica é embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância) desde 2007, assim, há uma década e meia representa e defende os direitos das crianças e adolescentes.

Com isso, ao longo dos anos, Mônica se tornou fonte de grande inspiração para todas as meninas ao redor do Brasil e do mundo, transmitindo a mensagem de que a igualdade e o respeito são direitos de todos.

O laranja

O dia 25 de novembro também recebe outro nome: Dia Laranja. A cor que é vibrante e alegre foi escolhida para simbolizar a esperança de um futuro melhor para as meninas e mulheres.