Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Aladdin

A música clássica de 'Aladdin' que foi inspirada em um super-herói

Em entrevista, o co-diretor de 'Aladdin', John Musker, revelou que uma clássica música foi inspirada em uma cena de filme de super-herói. Descubra!

Cena da animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney

Há 32 anos, a Disney lançava “Aladdin”, animação inspirada em um dos contos de “As Mil e Uma Noites”, onde um jovem e pobre plebeu acaba se apaixonando pela princesa de Agrabbah, Jasmine, e, após encontrar uma lâmpada mágica, conta com a ajuda de um Gênio de 10 mil anos para conquistá-la.

Entre seus três pedidos, Aladdin pede ao Gênio para que o transforme em um príncipe, já que essa seria a única forma de conseguir entrar no castelo e tentar se aproximar da princesa. Passando a se chamar Ali, o protagonista consegue colocar seu plano em prática e, em determinado momento, para impressioná-la ainda mais, a convida para uma viagem em seu tapete voador.

Enquanto o casal sobrevoa alguns dos principais pontos turísticos do mundo, eles cantam a música que se tornou uma das mais populares do filme, “A Whole New World”, ou “Um Mundo Ideal”, em português.

Sendo um momento extremamente romântico, o curioso é que a cena, na verdade, foi inspirada em um momento marcante de um filme de super-herói: “Superman”, lançado em 1978 pelo diretor Richard Donner.

Inspirado no Superman?

A revelação foi feita pelo co-diretor de “Aladdin”, John Musker, em entrevista ao Yahoo! Filmes (via Collider) em 2022, no aniversário de 30 anos da animação. Na ocasião, o cineasta afirmou que se inspirou na cena em que Superman leva Lois Lane em um encontro nas alturas após ela entrevistá-lo para o The Daily Planet, a levando para sobrevoar diferentes locais.

“Queríamos uma cena de encontro de sonho musicalizada, onde Aladdin leva Jasmine voando em seu tapete. Fomos influenciados pelo filme do Superman, onde Christopher Reeve leva Lois Lane, de Margot Kidder, neste encontro incrível”, disse Musker.

Composta por Alan Menken e Tim Rice, e interpretada originalmente por Brad Kane e Lea Salonga, “A Whole New World” foi responsável por dar à “Aladdin” o prêmio de “Melhor Canção Original” no Oscar de 1993. Além disso, na mesma edição, o filme também foi o grande vencedor da categoria “Melhor Trilha Sonora”.