Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Mônica? Descubra qual foi o primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa

Saiba mais sobre a origem da Turma da Mônica, e descubra qual foi o primeiro personagem deste universo

Daniela Bazi Publicado em 16/08/2022, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

A Turma da Mônica é uma das franquias mais populares do Brasil. Os quadrinhos sobre a turminha do Bairro do Limoeiro são responsáveis por entreter e ajudar na alfabetização de milhares de brasileiros, fazendo um enorme sucesso até mesmo fora do país, já que as revistinhas de Mauricio de Sousa ganharam adaptações para diversos idiomas.

Todo esse universo começou a ser publicado a partir do final da década de 1950, quando as histórias eram publicadas no formato de tirinhas no jornal. Naquela época, os protagonistas da trama não eram Mônica, Cascão, Cebolinha ou Magali, mas sim Bidu e Franjinha, considerados os primeiros personagens da turma. Mas, você sabia que existiu um outro personagem muito antes deles?

O verdadeiro primeiro personagem

Muitas pessoas podem não ter conhecimento, mas, de acordo com o G1, o primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa foi o Capitão Picolé. Ele foi desenvolvido no ano de 1947, quando o quadrinista possuía apenas 12 anos e estudava em um colégio no município de Mogi das Cruzes.

Sua aparência é bem parecida com a do dinossauro Horácio, no entanto, Capitão Picolé não é um ser jurássico, possui a coloração preto e branco, além de possuir uma capa de super-herói.

Apesar de não ser mais o principal, Picolé já chegou a realizar algumas participações em quadrinhos mais novos, aparecendo ao lado dos famosos personagens.

capitão picolé turma da monica
Tirinha da Turma da Mônica com o Capitão Picolé / Crédito: Reprodução/Mauricio de Sousa Produções

Outros personagens

Depois da criação de Bidu e Franjinha em 1959, as tirinhas de Mauricio de Sousa passou a contar nos anos seguintes com a participação de Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento.

Mônica só entrou para as tirinhas em 1963, após os próprios leitores apontarem que faltavam meninas nas histórias. Dessa forma, o quadrinista se inspirou em sua segunda filha, que leva o mesmo nome, e desenvolveu uma personagem de forte personalidade para participar dos quadrinhos de Cebolinha. Magali veio no ano seguinte, em 1964, também inspirada na filha do criador.

O primeiro gibi da Turma da Mônica só foi lançado em 1970, e contava com todos os personagens criados por Mauricio até aquela época. Desde então, além de desenvolver novos amiguinhos para a turma, a franquia também se expandiu, ganhando versões com os personagens mais velhos e passando por diversas aventuras juntos.