Recreio

Branca de Neve da vida real: Conheça a história de Maria Sophia von Erthal

A vida dessa baronesa do século 18 serviu de inspiração para o clássico da Disney famoso no mundo inteiro

Daniela Bazi Publicado em 21/05/2021, às 13h44 - Atualizado às 13h59

Cena da animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - Divulgação/Disney
Cena da animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - Divulgação/Disney

Branca de Neve foi a primeira animação feita pela Walt Disney Studios, no ano de 1938. Com sua história criada pelos Irmãos Grimm, a princesa de pele branca como a neve se tornou uma das mais clássicas dos contos infantis, e vem ultrapassando diversas gerações, sendo amada por famílias completas ao redor do mundo.

Porém, o que muitos não sabem é sobre quem foi a mulher que inspirou a criação da personagem. Segundo pesquisadores, a moça utilizada como base para a princesa foi a baronesa Maria Sophia von Erthal, que cresceu em um castelo localizado na cidade de Lohr, na Baviera. A garota era filha de um príncipe chamado Philipp Christoph, dono de diversas terras da região durante o século 18.

De acordo com o historiador Karlheinz Bartels, o conto de Branca de Neve apresenta diversas situações que realmente aconteceram na vida de Maria. Um exemplo claro é relacionado ao casamento de seu pai e o tratamento da madrasta com a enteada.

 Maria Sophia von Erthal
Baronesa  Maria Sophia von Erthal / Crédito: Divulgação

Assim como na animação, a mãe de von Erthal, a baronesa Von Bettendorff, também acabou falecendo. Após sua morte, seu pai, o príncipe Philip, acabou se casando com uma nova mulher que não gostava nem um pouco dos filhos do marido e costumava abusar da jovem garota, que sofreu nas mãos da madrasta.

O castelo no qual Maria morava também contava com o clássico espelho do conto, que continha uma superfície lisa e uniforme, algo que não era nada comum naquela época. A floresta misteriosa descrita no conto também existe na vida real, assim como a mina dos sete anões.

Na história de Branca de Neve, a princesa percorre sete colinas até encontrar a cabana de Dunga, Zangado, Mestre, Dengoso, Soneca, Atchim e Feliz. Em Lohr, também é possível encontrar uma mina após atravessar sete colinas onde, na época, existiam diversas crianças trabalhando no local, que podem ter servido de inspiração para a criação destes personagens.

Entretanto, as outras partes do clássico conto surgiram da brilhante mente dos Irmãos Grimm. Diferente da princesa, Maria Sophia von Erthal perdeu sua visão ainda jovem e nunca encontrou seu amor verdadeiro, assim como também nunca comeu uma maçã envenenada. Ela morreu solteira, aos 71 anos.


+Saiba mais sobre a Disney por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana, de Neal Gabler (2020) - https://amzn.to/3dqu81s

Tio Patinhas E Pato Donald: Fugindo Do Vale Proibido, de Don Rosa (2020) - https://amzn.to/2W7DuJU

A magia do império Disney, de Ginha Nader (2019) - https://amzn.to/2WzLzGk

Todos Os Milhões Do Tio Patinhas Vol, de Fausto Vitaliano (2020) - https://amzn.to/2LaAYMs

A Saga De Sir Pato E Sor Patinhas: Capa Dura, de Guido Martina (2020) - https://amzn.to/2SYoGvl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM