Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

'Lightyear': Filme é proibido em cinemas de 14 países por cena de beijo homossexual

A restrição foi aplicada no Oriente Médio e Ásia, mas também pode chegar a China; Entenda os detalhes!

Redação Publicado em 17/06/2022, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Lightyear" - Divulgação/ Disney/Pixar
Cena de "Lightyear" - Divulgação/ Disney/Pixar

“Lightyear”, o mais recente filme da Pixar, foi banido em 14 países do Oriente Médio e Ásia. A proibição que é resultado de um breve beijo homossexual entre Alisha Hawthorne, melhor amiga de Buzz, e sua esposa no longa-metragem, também deverá chegar a China, segundo uma produtora do filme em declaração à agência Reuters (via G1).

De acordo com a produtora, as autoridades da China solicitaram que a produção derivada da parceria entre Disney e Pixar sofresse alguns cortes para se adequar a politica do país, no entanto, os estúdios se recusaram a realiza-los.

Além disso, como em diversos países do Oriente Médio a homossexualidade é considerada um crime, o filme também foi vetado dos Emirados Árabes, pois segundo o país, a obra viola os padrões de conteúdo de mídia daquela região.

Não obstante, Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia e Líbano, também vetaram o longa-metragem de seus cinemas, no entanto, ao contrário dos Emirados Árabes, os países não se pronunciaram ainda sobre os motivos que levaram a não exibição de “Lightyear”.

Vale lembrar que o filme contará a história de origem de Buzz Lightyear, o patrulheiro das galáxias que inspirou a criação do boneco favorito de Andy em “Toy Story”. Na trama, Buzz deve encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e tempo, mas no caminho acaba fazendo novos amigos e enfrentando um grande inimigo: Zurg.

Lighyear” é dirigido por Angus MacLane, enquanto a produção fica sob os cuidados de Galyn Susman. Com voz original de Chris Evans, Buzz é interpretado por Marcos Mion na dublagem brasileira. O filme entrou em cartaz em 16 de junho nos cinemas brasileiros. Confira o trailer!