Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Alice no País das Maravilhas

Lições que podemos aprender com 'Alice no País das Maravilhas'

O clássico conto 'Alice no País das Maravilhas', criado por Lewis Carroll, pode nos ensinar lições valiosas. Confira!

Lucas Vasconcellos Publicado em 25/03/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Alice no País das Maravilhas' (1951) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Alice no País das Maravilhas' (1951) - Reprodução/Disney

Alice e Chapeleiro Maluco passam por muitas aventuras nos livros País das Maravilhas e Através do Espelho (Lewis Carroll), e essas histórias conhecidas e amadas no mundo inteiro podem ajudar você no dia a dia! Olhe só!

1. Seja você mesmo

Apesar de ser meio doido, uma das características mais legais do Chapeleiro Maluco é que ele não tem problemas em aceitar a si mesmo.

Dica: um amigo não gosta dos games que você curte? Tudo bem! Ele pode ter uma opinião, enquanto você pode gostar do que ele não curte. As pessoas são diferentes (o que é super legal) e você não precisa ser igual aos outros.

2. Educação em primeiro lugar

Sempre que se aproxima de alguém, Alice é educada — ela procura manter-se assim até quando está irritada!

Dica: pode ser na escola, em casa, em um jogo com os amigos... Seja sempre educado! Cumprimente, diga obrigado e por favor. E não perca a cabeça: se ficar nervoso com os outros, respire fundo antes de falar para, depois, não se arrepender do que disse.

3. Aventure-se!

Diante das surpresas que o País das Maravilhas traz, Alice sempre encara as oportunidades — mesmo se não eram o que ela esperava.

Dica: nada de ficar emburrado se os seus planos para o fim de semana não derem certo. Aproveite o que surgir de divertido — e isso vale para todos os dias! Você pode descobrir aventuras onde nem imaginava que elas existiam!

4. Aprenda sempre

Alice nunca aceita qualquer resposta e não tem vergonha de perguntar quando tem dúvidas.

Dica: exerça sua curiosidade! Na escola, se o professor explicou algo que você não entendeu, levante a mão e pergunte! Não há por que sentir vergonha disso — ninguém tem obrigação de saber tudo. É sempre melhor tirar as dúvidas do que não saber responder às perguntas na prova.

5. Julgue menos

Ao encontrar Alice pela primeira vez, o Chapeleiro Maluco repara no cabelo da garota e faz uma crítica, que a envergonha.

Dica: tenha cuidado ao fazer comentários sobre os amigos. Você pode falar demais e fazer críticas desnecessárias sobre a forma como eles se vestem ou usam o cabelo. Cada pessoa tem um jeito próprio. Por isso, antes de julgar, pense se não está ferindo os sentimentos dos outros.

6. Do seu jeito

O Chapeleiro Maluco respeita (e muito!) o próprio tempo quando vai fazer algo, como tomar o chá da tarde.

Dica: respeite seus limites! Se você não consegue seguir o ritmo da turma nas aulas de educação física, converse com o professor para que, juntos, encontrem umjeito de resolver isso. O mesmo vale para os estudos: não é porque seus amigos fazem a lição em minutos que você não pode levar mais tempo!