Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Desenhos

Inesquecíveis: Confira 5 desenhos dos anos 90 que marcaram gerações

Aventuras perigosas, planos mirabolantes e vilões sinistros não faltavam nesses icônicos desenhos; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 12/02/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pinky e Cérebro, desenho de 1993 - Reprodução/ Warner Bros.
Pinky e Cérebro, desenho de 1993 - Reprodução/ Warner Bros.

Acordar cedinho, correr pra sala ainda de pijama, ligar a TV e assistir aos mais variados desenhos durante a manhã inteira: essa sequência fez parte da rotina de diversas crianças que cresceram cercadas por animações das mais diversas épocas nos canais de televisão.

Pensando nessa nostalgia que fez parte da infância de muitos, separamos cinco desenhos dos anos 90 que você provavelmente já assistiu, e que valem a pena ser relembrados — mas caso ainda não tenha visto, não custa nada dar uma olhadinha. Confira!

1. Pokémon

Pokémon
Cena de 'Pokémon' / Crédito: Reprodução/OLM, Inc./Team Ota 

Com surgimento marcado em 1997, 'Pokémon' foi um dos primeiros animes a se popularizar fora do seu país de origem. No brasil, a animação apareceu pela primeira vez em 1999 no programa "Eliana e Alegria" da Record, mas já foi transmitido na Globo, RedeTV, Cartoon Network e Tooncast.

A trama acompanha Ash Ketchum, um garoto que ao atingir 10 anos recebe uma licença de treinador de pokémons, e assim, adentra em várias viagens, ligas e batalhas, sempre acomanhado de seu primeiro pokémon, Pikachu, a fim de se tornar "o maior mestre pokémon".


2. Timão e Pumba

Timão e Pumba
Timão e Pumba / Crédito: Reprodução/ Walt Disney Animation Television

Apresentados em 'O Rei Leão, filme de 1994, não demorou muito pra duplinha improvável formada por um Javali e um Suricato receber uma produção inteiramente focada nas suas variadas aventuras e na sua linda amizade

‘Timão e Pumba’ foi lançado em 1995, e no Brasil, foi exibido pelo Disney Channel bem como pelo SBT e pela Rede Globo.


3. X-Men

X-Men
Cena de X-Men / Crédito: Reprodução/Marvel Entertainment Group/Saban Entertainment/Marvel Studios (1997)/Graz Entertainment

Apresentando a equipe de mutantes formada por Wolverine, Tempestade, Scott Summers, Jean Grey, Vampira, Fera, Gambit, Professor X e Jubileu, 'X-Men' foi lançado em 1992 e exibido no Brasil pela Globo, na TV Colosso e na TV Globinho

Vale lembrar ainda que a animação terá um revival produzido pela Marvel Studios intitulado X-Men '97 que deve chegar ao Disney+ em 2023.


4. As Aventuras de Tintim

As Aventuras de Tintim
As Aventuras de Tintim / Crédito: Reprodução/France 3/Canadá Global TV

Sendo uma adaptação dos quadrinhos criados pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929, a animação ‘As Aventuras de Tintim’ foi exibida pela primeira vez em 1991.

A trama que acompanha a coragem e determinação do repórter Tintim e seu cachorrinho Milu em situações de perigo e nas mais diversas aventuras que eles acabam se metendo, chegou em terras brasileiras apenas nos anos 2000 pela TV Cultura.


5. Pinky e Cérebro

Pinky e Cérebro
Pinky e Cérebro / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

Cérebro, o que você quer fazer esta noite?", diz Pinky. Cérebro rapidamente responde: "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!"

Os personagens que surgiram inicialmente em Animaniacs (outro desenho dos anos 90), ganharam sua animação própria em 1993, com todos os episódios iniciados com o diálogo acima apresentando os planos de Pinky e Cérebro nos Laboratórios Acme para dominar o mundo.