Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagens

Homem-Aranha idoso? Pesquisa revela como seriam os heróis na terceira idade

Um estudo feito por pesquisadores australianos analisou como a rotina maluca dos heróis poderá afetar suas vidas no futuro. Saiba mais!

Redação Publicado em 16/12/2021, às 09h56 - Atualizado às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) - Divulgação/Marvel Studios
Cena de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) - Divulgação/Marvel Studios

Já imaginou como seria a vida dos super-heróis na terceira idade? Uma pesquisadora australiana da Universidade de Queensland chamada Ruth Hubbard pensou nisso e, durante a pandemia, desenvolveu um estudo baseando-se em cinco personagens da Marvel para explicar como a rotina maluca dos heróis influenciaria em suas vidas quando os mesmos ficarem velhinhos.

Em entrevista para a CNN Internacional, a autora — que é especialista em geriatria — disse: “A mensagem principal é que cada um de nós tem o ‘poder’ de influenciar a maneira como envelhecemos”.

O estudo foi publicado na edição de Natal da revista científica BMJ, e analisa os estilos de vida do Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk, Pantera Negra e Homem-Aranha.

Segundo Ruth Hubbard, entre todos os personagens analisados, o Homem-Aranha seria o que teria a melhor expectativa de vida — mesmo passando por poucas e boas em seu mais novo filme, “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”.

A pesquisadora afirma que as habilidades que Peter ganhou ao ser picado por uma aranha radioativa e a sua relação com a Tia May e os outros heróis dos Vingadores são benéficos para a sua saúde e o desenvolvimento do cérebro. No entanto, por aparentemente não dormir tanto a noite, poderá ter problemas a longo prazo.

Por outro lado, a Viúva Negra é a que mais deve se preocupar com a sua saúde na terceira idade. O estudo revelou que, graças ao seu treinamento para ser uma assassina desde muito nova, Natasha Romanov perdeu algumas fases muito importantes do desenvolvimento, além de ter passado por negligências e abusos.

Outro personagem que precisa prestar atenção em sua saúde é o Hulk. Hubbard e sua equipe de pesquisadores acreditam que o herói possa sofrer de algum problema cardíaco devido ao aumento de batimentos durante a sua transformação. Além disso, Bruce Banner também possui um IMC bem alto, sendo uma condição que podemos relacionar com alguma doença crônica e, consequentemente, causa dificuldade para realizar um atendimento específico.

Já o Homem de Ferro e o Pantera Negra não teriam grandes problemas em relação ao acesso à serviços de saúde de qualidade. A pesquisa afirma que, por ser um gênio, Tony Stark não corre risco de demência e, por ter um bom relacionamento com Pepper Potts e ter abandonado a vida de álcool, seu envelhecimento poderia ser bem tranquilo.

No entanto, o herói ainda correria riscos de sofrer de perda óssea e o possível desenvolvimento de um câncer, graças às lesões de lutas, exposição à radiação, as mudanças gravitacionais frequentes causadas por seus voos e o estresse pós-traumático.

Para T’Challa, os pesquisadores acreditam que seu envelhecimento poderá ser tranquilo e saudável — já que é o soberano do país com a melhor tecnologia do mundo. Os estudiosos também levantam a hipótese de que os habitantes de Wakanda devem ser vegetarianos e, por isso, as chances de desenvolver doenças cardíacas, metabólicas e obesidade reduzem consideravelmente. Contudo, os efeitos em longo prazo da poção à base de plantas do Pantera Negra não conseguiram ser analisados.