Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / O Rei Leão

Hakuna matata, 'O Rei Leão' está completando 29 anos: Confira 5 curiosidades sobre a clássica animação

Saiba mais sobre 'O Rei Leão', filme animado que conquistou o mundo e continua a fazer sucesso nos dias atuais

Daniela Bazi Publicado em 24/06/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Divulgação/Disney
Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Divulgação/Disney

Neste sábado, uma das animações mais aclamadas da Disney completa 29 anos de lançamento: "O Rei Leão". Sua estreia oficial ocorreu no dia 24 de junho de 1994, e logo marcou o seu nome como a maior bilheteria do ano, e uma das maiores de toda a história do cinema. A trama de Simba, Mufasa e toda sua família foi tão amada pelo público mundial, que a produção também é reconhecida como a animação desenhada à mão de maior público do mundo.

Até os dias de hoje, milhares de fãs ao redor do mundo continuam com seu imenso amor pela animação, transmitindo esse carinho para as próximas gerações que já crescem conhecendo o famoso “Hakuna Matata”.

Se você também é fã de "O Rei Leão", celebre esta data tão especial com algumas curiosidades sobre o seu filme animado favorito.

1. Primeira animação a ser criada a partir de uma ideia original

É bastante comum que as animações da Disney sejam adaptações de contos antigos, ou até mesmo de histórias reais de pessoas que existiram anos atrás. "Pocahontas" e "Mulan", por exemplo, são baseadas em duas mulheres que viveram na China e nos Estados Unidos há muito tempo. Já "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela Adormecida" são inspiradas nos contos de fada escritos pelos Irmãos Grimm.

No entanto, isso não aconteceu com "O Rei Leão". Toda a história da animação foi criada a partir de uma ideia original dos roteiristas, sendo a primeira do estúdio a realizar tal ato. A trama possui algumas referências a outras obras famosas, como "Hamlet", de William Shakespeare, no entanto, todo seu enredo é inteiramente de autoria da Casa do Mickey.


2. Produzido ao mesmo tempo que Pocahontas

A Disney sempre está em busca de produzir novos sucessos. Nos anos 90, o estúdio estava produzindo dois novos filmes de animação ao mesmo tempo: "Pocahontas" e "O Rei Leão". Naquela época, a equipe de produção estava apostando que o longa que teria maior sucesso seria o da mais nova princesa, devido a sua inspiração histórica e, por isso, colocaram todos os seus melhores profissionais à disposição da personagem nativo-americana.

O que eles não esperavam é que o maior sucesso viria exatamente do filme em que eles não tinham muita esperança. Mesmo com "Pocahontas" indo muito bem na crítica e nas bilheterias, nada foi comparado ao estouro causado por "O Rei Leão". Enquanto a princesa acumulou 346 milhões de dólares mundialmente, Simba, Mufasa, Timão, Pumba e companhia arrecadaram mais de 783 milhões de dólares ao redor do mundo.


3. Três anos para dois minutos e meio

No início do filme, podemos conferir a cena em que uma manada de gnus sai correndo pela savana e, em segundos, acaba atropelando Mufasa. Ao assistir, pode parecer uma cena simples de apenas dois minutos e meio, mas ela é bem mais complicada do que parece.

Para ser inteiramente concluída, apenas essa sequência demorou cerca de dois anos de produção para ficar do jeitinho que conferimos nos cinemas. Surpreendente, né?


4. 'Can You Feel the Love Tonight' ('Nesta Noite o Amor Chegou') quase ficou de fora

Sim, uma das músicas mais icônicas da animação por pouco não ficou de fora. A canção havia sido retirada do corte final, porém, o dia foi salvo graças ao cantor Elton John, responsável por escrever a música, algumas semanas antes do lançamento do filme.

Ao assistir ao longa de forma antecipada — algo comum no cinema — ele teria percebido a ausência da canção e pediu para que a colocassem de volta. Depois da estreia, "Can You Feel the Love Tonight" acabou sendo indicada ao Oscar, onde venceu a categoria de Melhor Canção Original.

5. Brinquedos bilionários

Não é surpresa para ninguém que "O Rei Leão" arrecadou muito dinheiro para a Disney com a sua bilheteria. No entanto, o grande lucro da empresa com a produção não veio dos ingressos vendidos ao redor do mundo, mas sim, com os brinquedos oficiais inspirados na franquia.

De acordo com um artigo publicado pela Entertainment Weekly no ano de 1995, o estúdio de Walt Disney acumulou mais de 1 bilhão de dólares no ano de 1994 só com brinquedos de "O Rei Leão". Vale lembrar que essa conta não inclui produtos como mochilas, roupas ou acessórios. Todo esse dinheiro veio de itens como bichinhos de pelúcia, bonecos, jogos e muito mais.