Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Fatos e personagens de Harry Potter que foram inspirados em histórias reais

Harry Potter contém alguns pontos que não surgiram da mente criativa de J.K Rowling, e sim da vida real! Descubra alguns

Daniela Bazi Publicado em 01/01/2022, às 12h00 - Atualizado em 16/10/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Cena do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) - Divulgação/Warner Bros. Pictures

Os personagens de Harry Potter são facilmente reconhecidos por milhares de pessoas ao redor do mundo. No entanto, quase ninguém sabe que muitos deles acabarem sendo inspiradas em pessoas reais do convívio da autoraJ.K Rowling, ou até mesmo da história mundial. E não para por aí, alguns fatos da história também acabaram ganhando inspiração da vida real. Conheça alguns!

1. Nicolas Flamel e a Pedra Filosofal

Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", livro lançado há exatos 25 anos, Nicolas Flamel é conhecido por ser o criador da estimada Pedra Filosofal, que tem a capacidade de transformar qualquer coisa em ouro puro, além de também produzir o Elixir da Vida, que tem o poder de lhe proporcionar a vida eterna.

Na vida real, ele também foi um alquimista que tentou criar o poderoso item por volta do século 17, na França. A lenda diz que ele realmente teria conseguido produzir a pedra, e utilizado o Elixir da Vida em sua esposa e em si mesmo, podendo estar vivo até os dias de hoje — mas o fato nunca foi comprovado. Na saga de Rowling, o alquimista viveu por 665 anos.


2. Avada Kedavra

Uma das maiores e mais poderosas maldições imperdoáveis de Harry Potter não surgiu da grande imaginação da autora. A palavra Avada Kedavra tem origem na expressão em aramaico "abhadda kedhabra", que significa desapareça deste mundo. Ela era bastante utilizada por feiticeiros da Antiguidade com o intuito de eliminar doenças, e permaneceram em uso até por volta do século 17.

hp
Lord Voldemort realizando um Avada Kedavra em Relíquias da Morte Parte 2 (2011) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

3. Natalie McDonald

Se você já leu os livros, deve ter notado uma garota citada em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", onde foi escolhida pelo Chapéu Seletor para a casa da Grifinória. Natalie se trata de uma fã de 9 anos que sofria de leucemia em estado terminal, e enviou uma carta para a escritora contando sua história. Tocada pelo que leu, Rowling tentou ligá-la para contar o desenrolar da trama, mas já era tarde demais. Como forma de homenagem, ela inseriu a garota em um de seus livros, onde foi recebida com grandes aplausos pelo fantasma Nick Quase-Sem-Cabeça.


4. Comensais da Morte

Os seguidores de Lord Voldemort foram baseados nas bruxas da Idade Média. Na época, as pessoas as viam como seres ligados ao diabo e coisas malignas, que possuíam marcas espalhadas por seus corpos para serem identificadas como um grupo. Em Harry Potter, os Comensais da Morte são reconhecidos através de suas tatuagens no antebraço esquerdo.

hp
Lord Voldemort e seus Comensais da Morte / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

5. Salazar Sonserina

Salazar Sonserina foi um dos quatro fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, reconhecido por ser um homem muito ambicioso e que não gostava de bruxos “sangue-ruim”, aqueles que eram nascidos trouxas. Em 2017, J.K revelou em seu Twitter que a inspiração para o nome do bruxo foi baseada no antigo ditador de Portugal, António de Oliveira Salazar, que governou o país entre os anos de 1933 e 1968.