Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Alimentação

Ex-masterchef Luri Toledo ensina receitas funcionais para estimular as crianças a comerem bem

A chef foi chamada a pedido da Disney, que está lançando uma campanha para incentivar uma vida mais saudável

Redação Publicado em 26/10/2021, às 12h13 - Atualizado às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-masterchef Luri Toledo ensina receitas funcionais para estimular as crianças a comerem bem - Divulgação
Ex-masterchef Luri Toledo ensina receitas funcionais para estimular as crianças a comerem bem - Divulgação

Para reforçar seu compromisso em incentivar a vida saudável, a Disney lançou a campanha Viva Mais Saudável, que tem como objetivo influenciar o público a se alimentar bem, ser ativos e ter bons hábitos. 

Como parte dessa iniciativa, a Disney convidou a ex-masterchef e chef especialista em gastronomia funcional Luri Toledo para dar dicas de alimentação saudável para as crianças.

“Sabemos que os pequenos, em sua maioria, passam por fases que não gostam ou simplesmente não querem comer”, comenta. “Nesses casos, uma boa dica é despertar o interesse deles pelos alimentos, trazendo-os de vez em quando para ajudar na cozinha, por exemplo, explicando os processos e mostrando o preparo dos alimentos de forma divertida. Além de incentivar a alimentação, também é um ótimo momento entre pais e filhos”. 

Entre as dicas da chef está também o preparo de pratos criativos, os quais os pais podem fazer ou, até mesmo, deixar a criatividade da criança aflorar para ela mesma fazer desenhos e formas divertidas com os alimentos. Além disso, Luri também indica pegar receitas que toda criança gosta e substituir os ingredientes tradicionais por itens funcionais. “Criança tende a querer comer o que vê os amiguinhos comendo, então tornar esses pratos mais saudáveis com a substituição dos ingredientes é uma ótima saída para oferecer uma refeição prazerosa e saudável ao mesmo tempo”, comenta. 

Como exemplo, Luri apresenta duas opções de receitas: Pizza Funcional e Brownie Funcional de Beterraba, ambos pratos clássicos, porém saudáveis. A chef também ensina a prepará-los com o formato do personagem que toda a criança adora: o Mickey.

BROWNIE FUNCIONAL DE BETERRABA

Divulgação
Divulgação

Ingredientes

90g de beterraba

80g de chocolate 80%

45g de nozes ou amendoim picados

30g de eritritol ou mel 

20g de pasta de amendoim

15g de farinha de arroz

10g de cacau em pó

Leite de coco em pó para finalizar

Frutas de sua preferência para acompanhar

Modo de Preparo

Descasque e pique a beterraba em cubos médios. Leve em uma panela e cozinhe até que fiquem macias. Derreta o chocolate em banho maria. Acrescente a pasta de amendoim e mexa até incorporar ao chocolate. Em um liquidificador leve o chocolate derretido e a beterraba.  Bata tudo até ficar homogêneo. Em um vasilha adicione a farinha de arroz, o eritritol e as nozes picadas. Misture tudo. Adicione o líquido batido e mexa até ficar homogêneo. Leve a uma forma pequena, untada com óleo de coco e o cacau em pó. Assentem forno pré-aquecido 180°c cerca de 8, 10 minutos, com cuidado para não assar demais. Para finalizar, coloque potes redondos ou até mesmo um papel manteiga no formato da cabeça do Mickey e polvilhe coco em pó. Coloque também frutas coloridas (morango, banana, kiwi, mirtilo, entre outros) para acompanhar. Quanto mais colorido, mais divertido!

PIZZA FUNCIONAL

Disney
Divulgação

Ingredientes Massa

100g de farinha de arroz

50g de farinha de aveia

30g de polvilho doce

10g de fermento biológico instantâneo

10g de açúcar de coco

Sal a gosto

30g de azeite de oliva

50g de mix de sementes (linhaça, chia, gergelim e semente de girassol)

100 ml de água morna

Recheio: pode utilizar o recheio de preferência. Aqui utilizamos: molho de tomate, queijo meia cura, tomate cereja e orégano.

Modo de Preparo

Em um recipiente misture a farinha de aveia, a farinha de arroz, o polvilho doce, o fermento, o açúcar de coco e o sal. Misture. Adicione a água morna e o azeite. Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansando por 40 minutos. Depois é só formatar as pizzas! Para ficar no formato da orelha do Mickey use tampa ou potes para recortar a massa e moldar. Leve para assar em forno pré-aquecido 180 °C por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam douradas