Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Entretenimento

Escoteiros do Brasil lançam novos materiais para atividades em família

As atividades educativas podem ser realizadas por crianças, adolescentes e familiares

Redação Publicado em 13/04/2020, às 15h25 - Atualizado às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escoteiros do Brasil - Renato Silveira
Escoteiros do Brasil - Renato Silveira

Manter as crianças entretidas dentro de casa, durante este período de distanciamento social, tem sido um desafio bastante grande para muitas famílias. Os Escoteiros do Brasil, cientes da importância de gerar oportunidades educativas e de lazer para as crianças, que nesse momento encontram-se privadas da interação social, da escola e das atividades de lazer ao ar livre, lançam dentro da sua plataforma de atividades online dois novos materiais para serem realizados em casa.

Um dos materiais é a “Cartilha de atividades para o distanciamento social”, um documento com mais de cinquenta sugestões de atividades, organizadas para duas faixas etárias. A primeira delas é para crianças de 6 a 10 anos, focada em atividades que incentivem a leitura, música, criatividade, o desenvolvimento dos sentidos, entre outros. As demais atividades são para jovens de 11 a 15 anos, com atividades mais relacionadas a internet e tecnologia, meditação e autoconhecimento, espiritualidade, cuidados com a saúde e meio ambiente, e organização pessoal. As atividades educativas podem ser utilizadas também por instituições de ensino, educadores, psicólogos e demais adultos que estejam buscando atividades educacionais para crianças e jovens.

Segundo o presidente dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo, as atividades sugeridas pelos escoteiros são uma maneira de integrar as famílias nesse período atípico de toda a sociedade. “O momento pelo qual estamos passando é um período de reflexão, de fortalecer os laços da família, de conhecer coisas novas e até mesmo desenvolver novas habilidades. É com este objetivo, que os Escoteiros do Brasil apresentam esta cartilha de atividades, uma opção para que os pais possam desenvolver dentro de casa atividades educativas e aproveitar este momento para conhecer melhor os seus filhos e fortalecerem seus vínculos”, considera.

Junto da cartilha, os Escoteiros do Brasil lançaram também o documento “51 Coisas para Fazer Durante o distanciamento social”. Por meio de um guia simples e prático, são sugeridas 51 atividades que jovens e adultos podem incluir em sua rotina, tornando assim os dias mais planejados e também diferentes uns dos outros. Entre as sugestões há atividades de desenvolvimento intelectual e cultural tais como: leia um livro que tem interesse, mas ainda não teve tempo; pinte uma parede, um quadro ou faça artesanato; escreva poesias ou faça um diário da quarentena. Atividades de desenvolvimento afetivo como: ligue pra pessoas, converse, especialmente para aquelas que faz tempo que você não fala; separe roupas e livros para doação; elogie uma pessoa por dia nas redes sociais. Atividades que vão auxiliar a jovens e adultos para quando a rotina voltar ao normal também são sugeridas, tais como: faça uma planilha financeira para ajustar suas contas, realize cursos online, estude um novo idioma, entre outros.

Ambos os documentos estão disponíveis para download gratuito na plataforma online dos Escoteiros do Brasil no site escoteirosonline.org.br. As ações de promoção de atividades educativas para famílias fazem parte do projeto Escoteiros Online, lançado pela instituição no mês de março com o objetivo de oferecer iniciativas de educação não-formal para crianças e jovens. Junto das atividades, semanalmente estão sendo realizadas transmissões ao vivo nas redes sociais da instituição, além de ações com parceiros institucionais como a WWF, UNICEF, CONJUVE e LiveLab.