Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

A escola criada pela Disney para jovens atores do estúdio

Descubra como e por que a Disney criou uma escola móvel para dar suporte aos atores de uma das produções do estúdio

Walt Disney e os projetos da Disneyland - Hulton Archive/Getty Images
Walt Disney e os projetos da Disneyland - Hulton Archive/Getty Images

Uma constante na produção de filmes, séries e programas de TV da Disney em que atores reais são vistos é a presença de crianças e adolescentes. Esses jovens atores podem ser observados em grandes títulos do estúdio de diferentes gerações, como ‘Operação Cupido’, ‘Hannah Montana’ e ‘O Clube do Mickey’, por exemplo, o que provavelmente já levantou uma questão na mente daqueles que assistiram as tramas: como todos esses jovens estudavam e ainda assim tinham tempo para se dedicar aos seus trabalhos nas telinhas e telonas?

Bom, para uma dessas produções, há uma resposta clara, já que a Disney criou uma escola móvel onde os pequenos podiam aprender tudo o que teriam acesso em instituições de ensino padrão — uma preocupação do co-fundador do estúdio, Walt Disney, que defendia que a educação de qualidade poderia proporcionar aprendizados incríveis aos jovens.

Os jovens em idade escolar são capazes de absorver e reter uma enorme quantidade de aprendizagem. Se tiverem oportunidade, eles têm uma aptidão incrível para o conhecimento. Não devemos negar-lhes essa oportunidade através da escassez de salas de aula e de instalações educativas inadequadas. Tendo passado a maior parte da minha vida criando materiais para crianças e observando o seu potencial, estou convencido de que uma educação em tempo integral para os nossos jovens é o nosso melhor investimento no futuro”, disse Walt em citação repercutida pelo blog The Walt Disney Family Museum.

Escola móvel?

A escola em questão foi criada para dar suporte ao elenco do programa de televisão ‘O Clube do Mickey’, produzido pela Walt Disney Productions e exibido pela rede ABC, com estreia realizada originalmente em 1955, mas que recebeu versões novas e relançamentos várias vezes.

Isso porque, o elenco principal de apresentadores, chamados de Mouseketeers, era composto por jovens e crianças, tendo os membros do Red Team como principais nomes. São alguns deles: Sharon Baird, Bobby Burgess, Lonnie Burr, Tommy Cole, Annette Funicello, Darlene Gillespie, Cubby O'Brien, Karen Pendleton, Doreen Tracey, Cheryl Holdridge, Nancy Abbate, entre outros.

Dessa forma, a preocupação de garantir educação aos jovens atores se estendia a defesa de Walt ao ensino de qualidade, visto que o “Conselho de Educação de Los Angeles tinha regras e regulamentos muito específicos que regiam o estúdio em relação às crianças e aos trabalhos escolares”, conforme revelado pelo autor e historiador da Disney, Lorraine Santoli, ao blog da The Walt Disney Family Museum.

Como resultado, trailers escolares foram organizados e estacionados ao lado do Soundstage One, sede de 'O Clube do Mickey Mouse'. Cada um deles concedia espaço de aprendizado para 20 alunos, que tinham seus cronogramas de estudos montados de forma individual pela professora, Jean Seaman, com base em um cronograma mestre, consoante a necessidade de cada um deles.

Além de Seaman, os jovens podiam contar com diversos outros professores, assim como um tempo de estudo personalizado, já que, ainda que existisse a obrigação de cumprir três horas de sala de aula por dia, o tempo de estudo era acatado segundo a agenda dos Mouseketeers, podendo ser interrompido sempre que eles fossem chamados ao set, já que eles iam somando o tempo investido até atingir a quantidade de horas diárias determinada.