Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Em audiobook, Branca de Neve ganha releitura que reforça a importância da diversidade e respeito desde a infância

Com a participação de Daphne Bozaski, Alinne Moraes, Tiago Abravanel, e grande elenco, a obra será lançada gratuitamente em 12 de outubro na plataforma Skeelo Audiobooks

Redação Publicado em 21/09/2021, às 10h40 - Atualizado às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração desenvolvidas para a releitura da Branca de Neve - Divulgação
Ilustração desenvolvidas para a releitura da Branca de Neve - Divulgação

E se um clássico infantil fosse recontado com alguns detalhes que fizessem toda a diferença? O que se aprende na infância forma boa parte do indivíduo e já que estamos em um novo tempo em que pautas como respeito e diversidade ganham mais espaço, por que não recontar, por exemplo, Branca de Neve? Essa foi a ideia de Vinicius Campos, escritor e apresentador da Disney, quando decidiu inovar não só com a releitura desta clássica história, mas também dar, literalmente, voz a essa nova versão por meio de um inédito e exclusivo audiobook.

Em Vini conta Branca de Neve, o autor atualiza o clássico onde a princesa tem o controle de sua vida, não dependerá de um príncipe para ser feliz e nem será beijada pelo príncipe sem o seu consentimento. O objetivo do audiolivro é justamente promover, através do lúdico e de sua história, o respeito e a inclusão através da diversidade dos próprios personagens, onde os detalhes mostram uma nova Branca de Neve mais de acordo com o mundo que vivemos hoje. 

“As meninas crescem com a informação de que precisam de príncipes para salvar suas vidas e que para conquistar um menino precisam ser lindas, magras, dóceis, além de saber cuidar do lar e dos filhos. Essa rotulação é nociva e contribui para que nossas adolescentes sejam inseguras e nunca estejam felizes com sua imagem.
Por outro lado, os garotos aprendem que podem, por exemplo, beijar uma princesa que está dormindo sem ao menos contar com sua permissão. Além de nunca terem referenciais masculinos sensíveis, que choram e mostram suas fragilidades”, destaca Vinicius

A ideia de recontar Branca de Neve encantou artistas renomados que entraram no projeto e deram voz aos personagens, como Daphne Bozaski (Branca de Neve), Alinne Moraes (Rainha Má) e Tiago Abravanel (Espelho), Robson Nunes (que dá vida ao Rei, que é também o pai de Branca de Neve), além de grande elenco (Bruna Thedy, Drayzon Menezzes, Fabiano Augusto, Gabi Cywinski,Hugo Picchi, Ivan Parente, Micheli Machado, Natália Rodrigues, Orlando Caldeira e Tiago Moraes).

A inovação do projeto não acaba por aí! Os personagens ganharam vida também na mão de ilustradores fantásticos como Bruno Okada, Bruno Honda, Camila Poszar, Letícia Teodoro, Lila Cruz, Liz Harumi, Marília Mafé, Vic Matos e W. Loud que desenvolveram, cada um com seu estilo, os traços que carregam os personagens deste clássico. 

Além desse timaço de artistas, outro ponto importante é que o Skeelo também se apaixonou pelo projeto que já estava em andamento com financiamento coletivo pelo Catarse desde 24 de maio. Com a chegada da plataforma, parceira e investidora, o sonho se tornou ainda mais realizável. E o resultado deste trabalho estará disponível gratuitamente a partir do dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo Audiobooks, lembra que além da diversidade e respeito promovido pelo audiolivro, a acessibilidade também é um outro ponto importante, isso porque a iniciativa também vem ao encontro com o propósito da marca em levar acesso à cultura para o maior número possível de pessoas por meio de sua plataforma. “Nada como um conto tão conhecido, ajustado para os dias atuais, que reforça que alguns comportamentos não devem ser mais aceitos dentro de uma sociedade saudável e nós do Skeelo queremos contribuir para que essa mensagem assertiva seja cada vez mais compartilhada”, afirma.