Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Doutor Estranho 2: Entenda o que acontece nas cenas pós-créditos

Em meio a loucura do Multiverso, alguns detalhes e significados podem não ter ficado claros. Entenda tudo!

Redação Publicado em 05/05/2022, às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) - Divulgação/Marvel Studios
Imagem promocional de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) - Divulgação/Marvel Studios

Nesta quinta-feira, 5, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, o filme que aborda as consequências da abertura do Multiverso, estreia oficialmente nos cinemas brasileiros. Assim como as demais produções do Universo Cinematográfico Marvel, o longa-metragem vem acompanhado de duas cenas pós-créditos: a primeira antecedendo os eventos da próxima aventura do Mestre das Artes Místicas, e a segunda apenas para tirar sorrisos dos fãs do MCU.

No entanto, em meio as reviravoltas das realidades alternativas, pode ser que alguns detalhes tenham sido perdidos ou alguns conceitos não tenham ficado claros, dificultando o entendimento das cenas que aparecem após a exibição do longa-metragem. Mas não se preocupe, a Recreio explica tudo para você logo abaixo!

A primeira cena

Na primeira cena pós-créditos, Doutor Estranho, vivido por Benedict Cumberbatch, é visto caminhando pelas ruas de Nova York quando uma personagem desconhecida no MCU surge com um uniforme roxo dizendo que Strange causou uma incursão em sua realidade que precisa ser consertada.

Mas, o que são incursões?

As incursões são universos que entram em colapso ao se sobreporem um ao outro, gerando a ameaça de destruição de uma ou até mesmo ambas realidades ao mesmo tempo.

No filme, a incursão ocorre ao utilizar a magia do Darkhold, o livro de feitiços escrito por um dos deuses antigos, chamado Chthon, que como consequência pode gerar a possibilidade de corromper mundos.

Essa punição pode ser ainda mais provável dependendo do nível de dano causado ao universo, como é o caso do uso de Possessão ou Dominação Onírica, uma prática da magia das trevas realizada para assumir uma versão sua de outro mundo através do controle da mente.

Como Doutor Estranho pode ter aberto uma Incursão?

Para isso é necessário voltar ao final do filme. Nas cenas finais, Strange usa o Darkhold para conseguir entrar no corpo morto do Doutor Estranho Defensor, realizando assim a prática de Possessão Onírica e, possivelmente, abrindo a incursão.

E quem é a personagem inédita?

Clea e Strange
Stephen Strange e Clea / Crédito: Divulgação/ Marvel Comics

A nova personagem se chama Clea. Interpretada por Charlize Theron na cena, Clea já é uma figura conhecida nas HQs por ser sobrinha de Dormammu, o Lorde do Caos da Dimensão Sombria, visto no primeiro filme de Doutor Estranho.

Inclusive, a personagem viveu o par romantico de Stephen, além de recentemente nos quadrinhos, Clea ter se tornado a atual Maga Suprema da Magia.

Mas e a segunda cena?

Em um momento do filme, Doutor Estranho e America Chavez (Xochitl Gomez) aparecem em outro universo discutindo com um vendedor de pizza. Cansado da conversa sem resultado, Strange conjura um feitiço sobre o comerciante, fazendo-o se esbofetear sem parar por três semanas.

Assim a cena pós créditos mostra o vendedor após o feitiço finalmente terminar, onde o personagem quebra a quarta parede, olha diretamente para a tela e desabafa: “Acabou!”.

No entanto, o episódio cômico é apenas uma piada que faz referência ao diretor Sam Raimi, visto que o ator que interpreta o vendedor de pizza é Bruce Campbell, colaborador de longa data do diretor e protagonista da trilogia de terror Evil Dead (A Morte do Demônio), Ash Williams, comandada por Raimi no início de sua carreira.