Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Do cinema a música: 5 personagens da Disney que foram inspirados em grandes artistas

Conheça algumas celebridades que serviram de inspiração para as animações mais famosas do mundo

Daniela Bazi Publicado em 17/08/2021, às 18h26 - Atualizado em 03/09/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Aladdin (1992), da Disney - Reprodução/Disney
Cena da animação Aladdin (1992), da Disney - Reprodução/Disney

Dentro da Disney, é bastante comum encontrar personagens que foram baseados em pessoas reais. A princesa Tiana, por exemplo, foi inspirada em uma ex-estagiária do departamento de pós-produção do estúdio, chamada Jaimie Milner, enquanto Ariel foi baseada em uma jovem chamada Alyssa Milano, que só descobriu no lançamento do filme.

No entanto, não são apenas pessoas comuns do dia a dia que a empresa utiliza como inspiração para criar seus personagens — muitos deles foram baseados em grandes astros do cinema e da música também! Conheça alguns.

1. Os abutres de "Mogli — O Menino Lobo" | The Beatles

beatles
Abutres de "Mogli: O Menino Lobo" e a banda inglesa The Beatles / Crédito: Divulgação/Disney/Getty Images

Durante o filme de 1967, podemos conferir a presença de quatro abutres com cabelos bem característicos da década de 60. Eles foram inspirados em John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, dos Beatles. Inicialmente, a banda havia até sido convidada a dublar os personagens e a cantar uma música na produção, mas isso acabou não acontecendo.


2. Branca de Neve | Hedy Lamarr

branca de neve
Branca de Neve e a atriz Hedy Lamarr / Crédito: Divulgação/Disney/Pixabay

De acordo com o Buzzfeed, a primeira princesa da Disney foi baseada em uma das maiores atrizes da Era de Ouro de Hollywood, Hedy Lamarr. Além de ter atuado em grandes filmes, a atriz também é conhecida como a “mãe do Wi-Fi”, após criar um sistema de comunicação de torpedos que acabou sendo utilizado como base para a criação do Wi-Fi e Bluetooth.


3. Aladdin | Tom Cruise

aladdin
Aladdin e o ator Tom Cruise / Crédito: Divulgação/Disney/Getty Images

Durante o documentário “Diamond in the Rough: The Making of Aladdin”, que apresenta todo o processo de criação de Aladdin, os animadores revelaram que, a pedido de Jeffrey Katzenberg, presidente dos Estúdios Walt Disney na época, eles se basearam no ator Tom Cruise para a criação do personagem.  Na ocasião, Jeffrey teria os dito "Pessoal, vocês têm a Julia Roberts e o Michael J. Fox. Eles não combinam. Vocês precisam do Tom Cruise e da Julia Roberts. Eles, sim, combinam. Vocês precisam de mais Tom Cruise".


4. Dr. Facilier de “A Princesa e o Sapo” | Michael Jackson e Usher

dr facilier
Dr. Facilier e os cantores Michael Jackson e Usher / Crédito: Divulgação/Disney/Getty Images

O animador Bruce W. Smith revelou durante um painel da Disney que, durante o seu processo de criação do Dr. Facilier, de “A Princesa e o Sapo”, se inspirou principalmente nos cantores Michael Jackson e Usher para desenvolver a animação.

"Conforme comecei a desenhá-lo, percebi que ele tinha que ser bem magro, e que eu teria que conseguir movê-lo por toda a tela. Pensei em caras como Michael Jackson e Usher, e nos movimentos que eles fariam à medida que atravessassem a tela correndo", afirmou.

5. Gênio de "Aladdin" | Robin Williams

gênio
Gênio e o ator e comediante Robin Williams / Crédito: Divulgação/Disney/Getty Images

Desde o início da produção de Aladdin, os diretores Ron Clements e John Musker queriam que o ator Robin Williams participasse do filme. E como eles conseguiram isso? Criando um personagem exclusivamente para ele: o Gênio! A inspiração surgiu não apenas na aparência, mas principalmente em suas características. No final, a ideia deu certo e Robin é o dublador original de Gênio nos cinemas.