Dicas para curtir as férias na praia

Nas férias, o importante é se divertir! Confira nossas dicas e prepare-se para momentos incríveis

Letícia Yazbek Publicado domingo 29 dezembro, 2019

Nas férias, o importante é se divertir! Confira nossas dicas e prepare-se para momentos incríveis
- Getty Images

Beba muita água! Assim, você hidrata o corpo e melhora o funcionamento do organismo. A água auxilia no transporte de nutrientes no sangue e elimina as toxinas, deixando o corpo mais forte e livre do cansaço. Na praia, com sol e calor, o corpo fica desidratado mais facilmente. Por isso, não se esqueça de beber bastante água para curtir ainda mais o dia na praia. Um suco de frutas sem açúcar ou uma água de coco também cumprem a função.

No calor, é importante optar por uma alimentação leve, rica em vegetais e fibras. Evite a carne vermelha, leite de vaca, frituras e alimentos ricos em açúcar. Desse jeito, você mantém o corpo saudável e forte!

Proteja-se do Sol

Na praia, ficamos muito expostos ao Sol. É importante nos protegermos dele com um filtro solar, que previne as queimaduras provocadas pelo Sol. O filtro impede que os raios UVA e UVB, emitidos pelo Sol, penetrem e danifiquem a pele. O ideal é aplicar o filtro antes de ir à praia e reaplicá-lo depois de entrar na água ou de se expor ao Sol por mais de duas horas. Outra forma de se proteger é usar chapéu e óculos de sol com fator de proteção.

Quando você abusa do sol, as células se desidratam e a pele fica vermelha e ardida. Aí, a pele descasca para eliminar as células mortas. Se isso acontecer, beba bastante água para hidratar o corpo e use cremes hidratantes para diminuir o desconforto causado pelas queimaduras. Fazer compressas com água fria sobre a pele também ajuda. Evite tomar banho com água quente, o que pode irritar ainda mais a pele. Não puxe a pelinha que está se soltando – isso pode causar feridas e piorar a situação.

Livre de doenças

O bicho geográfico é muito comum nas praias. O parasita que causa a doença é encontrado nas fezes de cães e gatos. Como muitas pessoas levam os pets à praia, a areia se torna um foco de contaminação. O bicho geográfico penetra na pele e faz desenhos que parecem formar um caminho. Isso causa muita vermelhidão e coceira. Para evitar a doença, é importante não andar descalço na areia da praia. Use sempre uma toalha na hora de sentar ou deitar para tomar sol. Outra dica é colaborar para manter a higiene da praia – evite levar os animais à areia e, se levar, sempre recolha as fezes.

Banho de mar seguro

Na hora de entrar no mar, lembre-se de tomar alguns cuidados. Se você não conhece a praia, informe-se sobre os melhores locais para banho e as condições da água do mar. Evite nadar onde o nível da água ultrapasse a altura do peito – o ideal é que ela fique pela cintura. Prefira tomar banho de mar perto das guaritas dos salva-vidas e entrar sempre acompanhado por alguém. As boias são uma ótima opção para quem não sabe nadar ou quer se sentir mais seguro para se divertir no mar.

Passeio de barco

Se você for fazer passeios de barco, prefira locais rasos e sem correnteza. Evite lugares que não contem com a orientação de um salva-vidas. Também é importante prestar atenção no condutor do barco e seguir todas as instruções que forem passadas. O uso do colete salva-vidas é essencial, mesmo quando você estiver na embarcação.

Último acesso: 15 May 2021 - 23:18:42 (1092862).