Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Designer revela como foi feito o tenebroso monstro de ‘Stranger Things’

A nova temporada de Stranger Things conta com a chegada do novo vilão Vecna

Redação Publicado em 30/05/2022, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vecna, criatura revelada na quarta temporada de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix
Vecna, criatura revelada na quarta temporada de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix

A quarta temporada de “Stranger Things” revelou uma nova ameaça aos moradores de Hawkings logo nos primeiros episódios: Vecna, uma besta humanoide do Mundo Invertido inspirada nas criaturas dos filmes de terror dos anos 80. No entanto, a produção do vilão não foi algo simples, visto que ele estava lá “em carne e osso”, conforme revelado pelo designer de próteses Barrie Gower, ao site The Verve.

Diferente do Demogorgon ou do Devorador de Mentes, Vecna foi desenvolvido em grande maioria a partir de efeitos práticos, ou seja, truques realizados manualmente, sem as técnicas de computação gráfica. “Não era um cara em um traje de captura de movimento ou chroma key. O monstro estava lá em carne e osso”, revelou Gower.

O designer expôs ainda que foram necessárias cerca de 6 a 7 horas de trabalho para deixar o personagem o mais real possível, visto que as diferentes peças do traje eram coladas diretamente na pele do ator, para que os movimentos se tornassem menos engessados.

Além disso, para dar ao monstro um aspecto brilhante e gosmento, a equipe utilizou diversos materiais diferentes como um gel especial e lubrificante:

No dia [da filmagem] ele tem que estar super viscoso, então usamos produtos como lubrificante K-Y. Também usamos um produto chamado UltraWet, um gel transparente, que passamos em todo o corpo dele”, explicou Gower. “É o tipo de coisa que, no set, se você colocava a mão no ombro dele, você se arrependia porque ficava todo melecado.”

Ainda assim, alguns efeitos não eram possíveis de conseguir apenas com maquiagem, próteses ou perspectivas diferentes, assim, forão utilizados efeitos especiais para os tentáculos das costas do Vecna se mexerem, e também na remoção digital do nariz do ator.

Já trabalhei em projetos onde criamos personagens e, assistindo a série, você pensa ‘Onde está o personagem que fizemos? Ele foi completamente editado!’ Esse não foi o caso. Foi uma ótima colaboração com a equipe de efeitos digitais”, completa Gower.

"Stranger Things" foi criada pelos irmãos Duffer em 2016 e atualmente com a distribuição dos episódios da quarta temporada da série. Os capítulos serão divididos em duas levas, a primeira já divulgada em 27 de maio e a segunda que chegará ao catálogo da Netflix em 1º de julho. Confira o trailer final!